Pular para o conteúdo principal

Qual o perfil do Gerente de Projetos de Geotecnologias?

Você sabe quais os requisitos quando uma empresa deseja contratar um profissional para gerenciar projetos que tenham como foco a componente geoespacial?
Na verdade, o perfil varia muito de acordo com o que realmente a empresa deseja que o profissional faça. Podem ser requisitos mais voltados para o gerenciamento de projetos – apenas com conhecimento superficial de como as diversas variáveis se relacionam no espaço -, ou então a companhia quer um profissional com profundos conhecimentos em sistemas de informações geográficas, bancos de dados espaciais, modelagem espacial, entre outros temas ligados a esta ciência – e que conheça os conceitos e aplicações das ferramentas para gerenciamento de projetos. Melhor ainda se for um especialista nas duas áreas, mas este profissional é escasso no mercado e contratado a “peso de ouro”.
gerente projetos sig Qual o perfil do Gerente de Projetos GIS?
Para exemplificar, veja esta vaga nos EUA divulgada recentemente no LinkedIn. O perfil pede o seguinte: “We are seeking an experienced GIS Technical Project Manager [...] to help manage a variety of GIS projects.  The position requires knowledge of geographic information systems and computer based technologies, experience with utility company maps and GIS data as well as proven experience in managing GIS projects”.

Ainda, entre os requisitos pode-se ver a necessidade de experiência em softwares da família Esri, Smallworld, Intergraph, etc.; desejável certificação PMI e graduação em Geografia, Ciência da Computação ou similar. Ou seja, a empresa quer um profissional experiente, que conheça GIS e TI.
A título de curiosidade, esta outra vaga no Afeganistão – também disponível no LinkedIn – tem como requisitos conhecimentos em gerenciamento de projetos e nos softwares ArcGIS Desktop 10.2, ArcGIS Server, Microsoft Access, Microsoft SQL Server, Geo PDF, MGRS Conversion e ERDAS Imagine, mas além disso o “candidato” tem que provar que consegue vestir um colete a prova de balas de aproximadamente 12 quilos enquanto atravessa correndo um terreno com obstáculos.
Alguém se habilita?

Fonte: MundoGeo
Voltar

Comentários