segunda-feira, 16 de junho de 2014

Projeto de Valorização do Servidor Público | PopGov

Ajude na construção do Aplicativo que revolucionará a forma como os servidores públicos receberão feedback do serviço prestado à sociedade



Já ouviu falar da série "Servidores que inspiram" que o Cetem publica periodicamente no blog CetemIdeias?! É uma série que busca valorizar os servidores que possuem uma história de vida que inspira outros servidores.

A série faz parte de um conjunto de iniciativas que busca valorizar o servidor público. E o Aplicativo PopGov faz parte deste conjunto de iniciativas.

O trabalho é mediador de integração social, seja por seu valor econômico que propicia a subsistência, seja pelo valor simbólico, intervindo na constituição dos modos de vida, com a presença cotidiana e as relações sociais. É através dele que as pessoas realizam projetos de vida e sonhos. É nele ainda que as pessoas concentram seus esforços e objetivam suas capacidades e competências inerentes e adquiridas, ao longo de suas vidas. Através do trabalho, as pessoas esperam poder experimentar a sensação de que contribuem para a consecução de objetivos sociais e pessoais e de que se está aprimorando como profissional e pessoa.

Diversos estudos relacionam Depressão e a profissão dos agentes públicos. Ser um servidor público deixou de ser uma profissão honrosa e passou a ser vinculada a não fazer nada e ter uma vida estável. Os próprios anúncios de concursos atraem a atenção da sociedade para este fato (Veja Aqui).

Se de um lado a sociedade os enxerga com maus olhos do outro o próprio servidor não encontra estímulos para prestar um serviço público de qualidade, pois são poucas as instituições que possuem ações de recompensa pelo bom trabalho e reconhecimento.

O tema é complexo, mas é possível criar um mecanismo de reconhecimento que saia dos padrões de métricas de desempenho. O que vale a pena medir no caso dos serviços públicos prestados é a satisfação do cidadão. Atualmente se o cidadão pretende elogiar um agente público ele deve reportar-se ao canal de ouvidoria do órgão, que em suma é um canal conhecido para denúncias e reclamações e mesmo quando recebe elogio do servidor não torna público.

Nossa ideia é tornar público os bons exemplos de excelência no atendimento, pois acreditamos que assim o agente sente-se valorizado e os demais motivados a fazer o mesmo.

Estou escrevendo este projeto e estou na fase de confecção do "Mapa de Empatia", que nada mais é do que uma entrevista que me permitirá ver as reais questões envolvidas na questão do reconhecimento do serviço prestado por um servidor público ao cidadão.

É simples e rápido e no final das contas quem ganhará com a solução é a sociedade que passará a reconhecer os bons exemplos dentro do serviço público.





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