Pular para o conteúdo principal

Gabinete Digital - Democracia nas Redes Sociais | Governo do Rio Grande do Sul

Criado em Maio de 2011 o Gabinete Digital é um canal de participação e diálogo entre governo e sociedade que tem enquanto objetivo: incorporar novas ferramentas de participação, oferecendo diferentes oportunidades ao cidadão de influenciar a gestão pública e exercer maior controle social sobre o Estado.

Quem faz o Gabinete Digital RS?

Vinculado à Secretaria-Geral de Governo do Estado do Rio Grande Sul o Gabinete Digital tem como Coordenador Geral Vinicius WuCoordenador Executivo Luiz Damasceno e Coordenador Adjunto Sérgio Berlotto Jr., e claro, todo um time de profissionais super qualificados.

Porque é inovador?

A concepção do projeto foi acompanhada de uma ampla pesquisa que analisou exemplos de democracia digital do Brasil e do exterior e inspirou a criação de um conjunto único de mecanismos para a participação.
Os canais abertos pelo Gabinete Digital já propiciaram importantes resultados como a geração de políticas públicas e definição de ações pelo Governo do Rio Grande do Sul.
Além de ter se tornado objeto de estudo de acadêmicos e universidades nacionais e internacionais, experiências colocadas em prática pelo Gabinete Digital começam a ser replicadas por governos de outros estados e países.
O Gabinete Digital também vem incentivando o estabelecimento de uma rede para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em participação, cultura digital, propriedade intelectual e democracia.

Maior Consulta Popular via Internet do Mundo


Prêmios recebidos:

Em pouco mais de um ano de sua criação, o Gabinete Digital recebeu quatro prêmios nacionais e um prêmio internacional:
  • Prêmio Bank Beneficiary Feedback Awards, concedido pelo Instituto do Banco Mundial
  • Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública Prof. Francisco Romeu Landi,concedido pelo Instituto de Estudos de Tecnologias para Inovação na Gestão Pública (ITIP)
  • Prêmio eGov, de excelência em governo eletrônico, concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP)
  • Prêmio A Rede 2011, na categoria Inovação na Gestão Pública, promovido pela Revista A Rede
  • Prêmio TI & Governo 2011, na categoria e-democracia, concedido pela Plano Editorial

Gabinete Digital RS no Dia ‘D’ em Florianópolis

Florianópolis 
irá receber no dia 18 de agosto, o Coordenador Executivo do Gabinete Digital Luiz Damasceno. Será um oportunidade excelente para conhecer de perto a iniciativa que está transformando a relação do Governo com a sociedade. 
Além do Gabinete Digital o Dia "D" Comunicação Digital no Setor Público receberá outras iniciativas inovadoras sobre a temática como Prefeitura de Curitiba, Controladoria Geral da União e Colab. Será uma excelente oportunidade para quem quer acompanhar as novidades da área. Clique Aqui e confira a programação.



Voltar

Comentários