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Arquitetura Corporativa e Interoperabilidade – Camada Competências

Olá leitores da Comunidade Áreas de Integração!
No primeiro artigo dessa série, que trata de Arquitetura Corporativa e Interoperabilidade, foi proposto um Modelo de Conteúdo para Arquitetura Corporativa, seguido de uma abordagem sobre a relação entre Arquitetura Corporativa, Arquitetura Orientada a Serviços e Interoperabilidade. Os artigos seguintes detalharam as camadas de Negócios, Estratégia, Projetos e Processos, propostas para o Modelo de Conteúdo. Nas últimas publicações abordamos as camadas de Tecnologia da Informação e Infraestrutura Física, subdivisões do domínio de Recursos Organizacionais. Hoje, abordaremos a última camada desse domínio, a camada Competências.


As pessoas são, sem dúvida, o ativo mais importante nas instituições. As organizações não funcionam sozinhas e o seu sucesso (ou fracasso) é o resultado do trabalho de grupos de pessoas. São elas que gerenciam e comandam a empresa, executam, controlam atividades e processos. São as pessoas que detém os conhecimentos e habilidades necessárias para atuar em determinados papéis dentro das organizações.  
Administrar pessoas significa governar aquilo que elas fazem como participantes da organização e por meio das ações é possível formular e atingir os objetivos organizacionais.
A camada Competências visa controlar e dar visibilidade ao que se relaciona com essas pessoas, os atores da organização. 
Por meio dessa camada podemos responder a perguntas como as a seguir: 
   Quais papéis esses colaboradores exercem? Os indivíduos têm responsabilidades conflitantes?
  Quais as habilidades necessárias para exercer esses papéis? As habilidades podem ser de caráter  técnico, comportamental, gerencial e outras que podem fazer parte das estratégias de cada organização.
  Quais conhecimentos esses colaboradores detém e quais os necessários para que a organização atinja seus objetivos?
  Onde esses funcionários se encontram dentro da estrutura organizacional?


Como tudo na organização depende das pessoas, essa camada se relaciona com todas as demais camadas do Modelo de Conteúdo. Essa visão proporciona identificar as melhores condições para cada tipo de serviço, as competências necessárias para serem desenvolvidas na busca de determinado objetivo estratégico, os recursos e as estruturas necessárias para a execução das atividades, entre outras possibilidades.
No próximo artigo finalizaremos a visão sobre os componentes do Modelo de Conteúdo proposto, tratando da camada de Segurança a qual, adianto, será "rebatizada" já que nela serão abordados também os riscos da organização e a aderência a normas/legislação.
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