Pular para o conteúdo principal

Arquitetura Corporativa e Interoperabilidade – Camada de Infraestrutura Física


Olá leitores da Comunidade Áreas de Integração! 
No primeiro artigo dessa série, que trata de Arquitetura Corporativa e Interoperabilidade, foi proposto um Modelo de Conteúdo para Arquitetura Corporativa, seguido de uma abordagem sobre a relação entre Arquitetura Corporativa, Arquitetura Orientada a Serviços e Interoperabilidade. Os artigos seguintes detalharam as camadas de Negócios, Estratégia, Projetos e Processos, propostas para o Modelo de Conteúdo. No artigo anterior abordamos a camada de Tecnologia da Informação, uma subdivisão do domínio de Recursos Organizacionais. 
Outra subdivisão deste mesmo domínio é a camada de Infraestrutura Física, também essencial a operação das organizações governamentais. Organizações do setor energético, por exemplo, tem, como parte de seu negócio, a necessidade de gerir e controlar usinas termelétricas, eólicas, plataformas, refinarias, dutos e navios. Da mesma forma, organizações com atendimento direto ao público podem ter a necessidade de gerir frotas veiculares, Centros de Atendimento ao cidadão, prédios históricos, hospitais, máquinas e equipamentos. 

Na visão de Arquitetura Corporativa, a Camada de Infraestrutura Física, proposta no Modelo de Conteúdo, busca registrar as necessidades de infraestrutura que não estão diretamente relacionadas à Tecnologia da Informação.

Todos os elementos aqui registrados certamente se relacionarão com as demais camadas do Modelo de Conteúdo. A definição estratégica de adoção de uma nova tecnologia hospitalar, por exemplo, possivelmente exigirá a utilização de processos diferentes dos já existentes. Novas máquinas e equipamentos exigirão competências específicas para operá-las, relacionadas a atores, papéis, conhecimentos e habilidades distintas. 
O controle sobre esses elementos exigirá a criação e manutenção de indicadores de performance e desempenho, possivelmente tratados pelas aplicações descritas na camada de Tecnologia da Informação, cujos dados, associados a outros elementos, ampliarão a qualidade das informações, uma necessidade vital para a adequada gestão da organização e correta tomada de decisões.
Reflita sobre isso e deixe aqui seu registro! 
No próximo artigo finalizaremos a abordagem sobre o agrupamento de Recursos Organizacionais, discutindo a Camada de Competências.
 
Voltar

Comentários