quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TI - Transparência para Inovar


Diversos órgãos de governo, diversos clientes, inúmeras prioridades e urgências, diversos serviços críticos, todo este cenário complexo somado a recursos financeiros finitos, e  em dados momentos bem restritivos. Cabe então, a gestão pública, estabelecer uma estrutura flexível e responsiva.

Não se avança eficazmente sem planejamento e uma interlocução forte dentro das organizações. Não se consegue imediata flexibilidade e fluidez na informação e ações conjuntas entre departamentos, organizações, setores da sociedade, sem que se tenha previamente um combinado de conceitos e padrões estabelecidos. Não se consegue definir/operacionalizar as diretrizes estratégicas sem a tecnologia da informação e comunicação.

Falando um pouco mais do mesmo: o mundo esta a cada dia mais ágil, interconectado e, cada vez mais, dependente dessa agilidade e interconexão. O que nos impõe, gestão pública, respostas/ações adequadas num menor espaço de tempo com menos gastos financeiros. Posto que, se as necessidades aumentam em velocidade e quantidade as repostas/ações tendem a ser proporcionais.

Estas respostas/ações devem ser repensadas dentro de uma lógica que busque a simplicidade, o que é um belo de um exercício/desafio para as organizações públicas que buscam uma transformação na cultura da organização cultivando a atitude inovadora e empreendedora. Mas só internamente não basta! Deve-se expor os problemas e disponibilizar diversas fontes de dados, isto propiciará (já propicia) q a gestão pública a some a sua força de trabalho inúmeros outros colaboradores de interesse e capacidade diversos. Reforça a mudança cultural, desejada e necessária, de fora para dentro! Propicia dispor da sociedade para a sociedade (o conhecimento e atitude da sociedade em benefício da própria sociedade). Sinergia!

Sem a disponibilização de dados e informação, sem a transparência nos serviços prestados as organizações públicas não conseguirão superar eficazmente o desafio de prestar e gerir o conjunto de serviços demandado por uma sociedade cada dia mais diversificada, globalizada e interconectada.

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