Como visto, a Arquitetura Corporativa é uma prática contínua, por isso é preciso
se precaver para que situações como a ilustrada acima não ocorram. De forma bem
simplificada, todo projeto para a escolha de cada um desses pilares no início do projeto é
essencial porque permite que a iniciativa cresça sem que haja retrabalho. Estas
escolhas estão relacionadas e se influenciam e, sem eles, a iniciativa de
Arquitetura Corporativa certamente não terá o aproveitamento adequado. A institucionalização da Arquitetura Corporativa deve
estabelecer o metamodelo, o método, a notação e a ferramenta a
serem utilizados.
O metamodelo significa identificar o
conjunto de informações que serão representadas, como por exemplo: como,
porque, quando e onde cada atividade acontece, por quem são realizadas e que
informações utilizam para sua realização, além dos produtos gerados por cada
uma delas e das regras as quais cada atividade deve obedecer.
A notação é o conjunto de símbolos que
serão utilizados para representar cada uma das informações contidas no
metamodelo definido. A existência de uma
notação padrão na organização é primordial para o compartilhamento de modelos,
dado que todas as áreas da organização reconhecerão os mesmos elementos
representando os mesmos tipos de informação.
Uma ferramenta para apoio computacional à
modelagem também é imprescindível, pois o volume de informações manipuladas
pode crescer exponencialmente. Como existem várias ferramentas disponíveis no
mercado, deve-se escolher aquela que melhor se adequa às necessidades da
empresa.
O método estabelece uma sequência de
passos que vão desde a institucionalização da prática de Arquitetura
Corporativa na organização, passando pela construção e utilização dos modelos
arquiteturais pela empresa.
Assim
como o pintor não usa as cores como elas vêm no tubo, mas, misturando-as, as
obriga a formar novos tons que elas nem conheciam, assim também o escritor dá a
cada palavra, no contexto em que a emprega, um sentido pessoal que ela ignorava
por completo.
Olavo de Carvalho
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