Pular para o conteúdo principal

Benefícios Econômicos e Ambientais de Padrões como o XBRL

Ao receber o prêmio "Relatório do Ano de 2014" em um evento envolvendo setores não comerciais da Austrália e países asiáticos, Grant Hehir, que é auditor geral da cidade de New South Wales, Austrália, disse que:
"Nós dificilmente imprimimos documentos hoje em dia. Nós estamos em um ponto onde a maioria dos usuários não quer um pedaço de papel - isto é um desperdício."
Este ponto demonstra que padrões como o XBRL tem a vantagem de trazer economia para as entidades que necessitam emitir relatórios anuais, pois deixam de gastar com impressões em papel. Como ganho adicional, o fato de eliminar o papel acaba contribuindo com a questão ambiental, pois os recursos naturais correspondentes também deixarão de sofrer exploração.

Ainda segundo Grant Hehir, a publicação de relatórios anuais online (como é o caso de relatórios XBRL), é:
"menos dispendiosa e mais amigável ao usuário, de maneira que você pode empacotá-lo de uma forma que o usuário pode determinar como ele quer se aprofundar nos detalhes".
Este é outro benefício econômico da padronização de relatórios, pois com ela a análise das informações contidas nos relatórios pode ser automatizada por programas de computador. Além de agilizar o processo de análise, isto também evita erros no momento em que é preciso copiar os dados de relatórios para outros locais, algo que no modelo antigo precisaria ser feito de forma manual, muito mais propensa a erros de transcrição.

Na entidade onde você atua, como está a adoção de padrões para interoperabilidade e troca de informações? Já há algum padrão em uso? Os frutos deste investimento já estão sendo colhidos?
Voltar

Comentários