terça-feira, 22 de março de 2016

A Importância da Contabilidade para a Governança Corporativa


Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a “governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.

A contabilidade tem por objetivo manter a estrutura para oferecer mais controles em relação aos propósitos da empresa, gerando e fornecendo informações financeiras contábil-financeiras para todos os envolvidos no processo.

Devido a grande amplitude deste assunto, a Governança Corporativa tornou-se objeto de estudo em várias áreas, como finanças, contabilidade, economia, administração, direito e etc. Embora a contabilidade seja importantíssima para o estudo da Governança Corporativa, a contribuição dos acadêmicos de contabilidade ainda é muito pequena em vista do que poderia ser.

O papel da contabilidade dentro da Governança Corporativa foi definido, então, como sendo o uso de relatórios contábeis na promoção dos mecanismos de governança dentro das empresas — que são os meios por quais os administradores agem de acordo com o interesse dos investidores.

Outro papel importante da contabilidade é a criação de contratos de remuneração e incentivos dos executivos. Nesse sentido, os estudos feitos em torno do assunto já estão bem sedimentados.

A informação contábil se trata de um produto da contabilidade corporativa e sistemas de divulgação de relatórios, que procuram divulgar os resultados da empresa para o mercado. Essa divulgação de dados é o que subsidia o controle interno e ainda fornece informações indiretas assimiladas pelo mercado e incorporadas ao preço das ações das organizações.

É necessário um maior empenho entre os diversos stakeholders, principalmente entre os acadêmicos da contabilidade de forma a contribuir com mais eficiência para o desenvolvimento de boas práticas de governança.


Nenhum comentário :

Postar um comentário