Pular para o conteúdo principal

XBRL e qualidade dos dados

A entidade que dá suporte à implementação dos padrões para relatórios financeiros e contábeis em XML (padrão XBRL) nos setores privado e público dos Estados Unidos da América, a XBRL US, em parceria com cinco grandes empresas daquele pais, anunciou a criação de um Centro para Qualidade dos Dados. O objetivo da iniciativa é melhorar a utilidade dos dados financeiros em XBRL que são enviados para a "Securities and Exchange Commission" (que tem papel semelhante à Comissão de Valores Mobiliários, existente no Brasil).

A recém criada entidade irá trabalhar com os membros do comitê de qualidade dos dados visando prover orientação para um registro uniforme e consistente de dados financeiros e para o uso de extensões ao padrão XBRL, bem como desenvolver regras automáticas de validação para verificar a adequação com os guias definidos pelo Comitê, assim como evitar e detectar erros nestes registros. As regras serão disponibilizadas de maneira gratuita a todos os interessados.

Diante desta iniciativa, a organização XBRL International aplaudiu a iniciativa da comunidade envolvida nestes trabalhos, por tomar medidas proativas para endereçar problemas reais e já percebidos na qualidade dos dados, de maneira aberta e colaborativa.

A organização destacou que além do suporte financeiro dado ao Centro pelas empresas parceiras, é muito interessante ver a colaboração que está ocorrendo no comitê responsável por elaborar as regras de validação. Há representantes de empresas de toda a cadeia de fornecedores, desde o ramo de armazenamento de dados até o ramo de analistas de dados.
Voltar

Comentários