No artigo anterior
vimos como o Modelo de Conteúdo, sugerido a partir desse artigo, se
relaciona com o Relatório de Levantamento de Governança de TI na
Administração Pública, emitido pelo TCU em 2014. Hoje estudaremos
os relacionamentos entre o mesmo Modelo e a Metodologia de Redesenho
de Serviços Públicos, uma metodologia desenvolvida pela EloGroup.
Essa metodologia
foi apresentada durante uma reunião do Grupo de Trabalho (GT)
Padrões BPM, vinculado ao Segmento Áreas de Integração para
Governo Eletrônico da ePing. Você poderá ter acesso ao vídeo da
apresentação aqui.
O eixo central da
metodologia se baseia no BPM (Gestão de Processos de Negócios) por,
segundo a visão da EloGroup, melhor representar a realidade das
organizações no nível da execução de suas atividades para a
entrega de seus serviços.
A metodologia
utiliza um framework
composto por cinco etapas, representados
na figura abaixo.
Uma arquitetura corporativa eficaz deve suportar a organização apresentando a situação atual dos negócios e da TI, assim como o estado desejado para o futuro. O uso do Modelo de Conteúdo de Arquitetura Corporativa permite a construção de ambas as visões.
Assim, o Modelo
de Conteúdo, em todos os seus Blocos, é aderente tanto ao
levantamento de 'Visão de Futuro' quanto à etapa de 'Imersão'
previstas no framework
da EloGroup.
Para as demais
fases de 'Redesenho', 'Desenvolvimento' e 'Escala”, o Modelo apoia
e facilita a análise
de relacionamentos entre Estratégia, Projetos,
Serviços de
Negócios e
seus componentes:
Processos,
Competências,
Infraestruturas
Físicas e de TI e levantamento de riscos e conformidade a normas
internas e legislação externa. Essa facilidade agiliza a
implementação dos novos serviços racionalizando
as ações e reduzindo
os custos envolvidos.
Não deixe de ler
o artigo
de Guttenberg Passos que trata da Metodologia de Redesenho de
Serviços Públicos e seus relacionamentos aos preceitos da
governança corporativa.
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