As
redes sociais são canais que atendem necessidades voltadas a
comunicação e divulgação de serviços. Diferente de outras
formas, como televisão e radio, por exemplo, as redes apresentam um
investimento mais baixo e uma maior capacidade de acesso e rapidez,
visto que a maior parte de nós estamos conectados 24 horas por dia.
Entretanto,
por termos uma grande quantidade de canais com muitas
funcionalidades, precisamos escolher e aprender a fazer uso do que
melhor nos atende, e quando digo “aprender a fazer uso” não é
simplesmente saber criar uma pagina, um blog, um perfil ou um grupo,
é entender que existem diversas ferramentas que podem ajudar a
direcionar o seu negocio, a quantificar a qual número de pessoas a
informação está atingindo e como elas aceitam isso. E estes são
apenas alguns benefícios, entre tantos que estão disponíveis nas
redes sociais.
Este
assunto foi amplamente discutido nos dias 29 e 30 de abril em
Brasília, no Seminário Redes Sociais e e-Gov, realizado pelo
Centro de Estudos Temáticos de Administração Pública
(Cetem) para agentes públicos e estudiosos da Administração
Pública, dos governos federal, estadual e municipal que,
conhecedores da importância da utilização das redes sociais na
melhoria do relacionamento e prestação de serviços para o cidadão,
compartilharam informações e relataram os trabalhos e experiências
com as redes sociais em desenvolvimento nos seus órgãos.
O
que mais me chamou atenção na programação foram as (des)
conferências, que aconteceram na manhã do segundo dia. Foi um
espaço voltado para os participantes conversarem sobre as
dificuldades que enfrentam e as vitórias que alcançam no decorrer
da caminhada dentro de seus órgãos com a implantação das redes
sociais. Vários participantes informaram que as redes sociais já
estavam bem implantadas em seus órgãos e outros que foram para
colher informações para começar implantar em suas organizações.
O
Seminário foi um ótimo espaço para debater sobre esse assunto, que
ainda, gera muita dificuldade no que diz respeito a implantação de
redes sociais para a Administração Pública.
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