Pular para o conteúdo principal

XBRL na relação entre cidadãos e o governo

Na Conferência Internacional XBRL 2014, um dos avanços observados em diversas iniciativas foi a utilização do conceito de dados abertos de governo, em especial dados financeiros e contábeis em XBRL, e como que tais realidades podem ter impacto na relação entre governo e sociedade.

Uma das iniciativas relatadas demonstrou como que os governos podem reduzir a sobrecarga regulatória com o uso de dados estruturados, para serem mais eficientes em seus gastos, revolucionando a forma como eles interagem com os cidadãos.

De acordo com Hudson Hollister, Diretor Executivo da Coalizão pela Transparência dos Dados, a recentemente aprovada Lei de Contabilidade e Transparência Digital (Digital Accountability and Transparency Act - DATA), nos Estados Unidos, pode criar profundas mudanças para a sociedade, transformando a forma como o governo lida com seus gastos e, através da padronização de dados, conectar seus cidadãos com o governo. A Coalizão decompõe esta questão em dois pontos: padronizar e publicar. Isto levará a maior responsabilidade democrática, melhor gerência do setor público, e mais eficiência através de conformidade via automação. Hollister também identificou o XBRL como sendo a única opção realística como padrão de dados.

Outra iniciativa foi relatada por Christiana Ho, Diretora Executiva para Transparência de Dados do Departamento de Serviço Fiscal dos Estados Unidos, que descreveu a questão da transparência do ponto de vista do governo. A visão do Departamento sobre a transparência de dados para o bem do público é mais do que responsabilização, isto também significa dar informação às agências governamentais para que tomem melhores decisões. Christiana ressalta que trata-se de grande esforço, já que os dados encontram-se em múltiplos sistemas.
Voltar

Comentários