terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cinco coisas* que você deve saber sobre Servidores Públicos

Precisamos acabar com estigma dessa profissão tão honrosa.

Quando falamos em serviços públicos, costumamos pensar nas três grandes áreas: Saúde, Educação e Segurança. Essas atividades fins são compostas essencialmente por médicos, professores e policiais. Mas ser servidor público vai muito além disso…
O Cetem elaborou cinco coisas que você deve saber sobre servidores públicos.

 1. Servidores Públicos trabalham, muito;

Pessoas fantásticas que conheço e trabalham muito, são da esfera pública. Conheço servidores que fazem muito mais do que suas atribuições ‘legais’, eles vão além do ambiente interno. Servidores que estão transformando a realidade do Brasil, que se preocupam com a transparência, participação popular no governo, combate à corrupção e que vestem a camisa sendo servidores inspiradores!

 2. Servidores Públicos precisam ser reconhecidos e motivados;

O trabalho é mediador de integração social, seja por seu valor econômico que propicia a subsistência, seja pelo valor simbólico, intervindo na constituição dos modos de vida, com a presença cotidiana e as relações sociais.
Através do trabalho, as pessoas esperam poder experimentar a sensação de que contribuem para a consecução de objetivos sociais e pessoais e de que se está aprimorando como profissional e pessoa. Diversos estudos relacionam depressão à profissão dos servidores públicos. Ser um servidor deixou de ser uma profissão honrosa e passou a ser um malogro, atividade vinculada a não fazer nada e ter uma vida estável.
Se de um lado a sociedade os enxerga com maus olhos, do outro o próprio servidor não encontra estímulos para prestar um serviço público de qualidade, pois são poucas as instituições que possuem ações de recompensa e reconhecimento pelo bom trabalho. Precisamos valorizar e, consequentemente motivar os servidores públicos que trabalham com afinco para o bem da sociedade, desta forma todos ganhamos.
Você já elogiou um servidor público hoje?
clovis-diaservidor

 3. Servidores Públicos desejam aperfeiçoar o serviço que prestam;

Constantemente recebemos pedidos de servidores públicos que desejam fazer algum curso ou participar de algum evento para aperfeiçoar o serviço prestado. Servidores Públicos que não têm o apoio da instituição e que pagam por conta a capacitação. Sem contar os que possuem apoio institucional e que participam dos nossos cursos. Por ano capacitamos mais de 1000 servidores públicos. E em todos os cursos e eventos eles permanecem do início ao fim com o olhar de pessoas famintas pelo aprendizado.
Vale lembrar que as práticas burocráticas e desnecessárias que todos nós temos que enfrentar, também são apontadas negativamente pelos próprios servidores que lidam com isso. Existem mil razões para um serviço público não funcionar bem e nem sempre a responsabilidade é do servidor que está ali prestando o serviço.

 4. Servidores Públicos buscam trabalhar com transparência;

Existe um movimento muito bacana de servidores públicos que desejam melhorar a estrutura dos dados para abrí-los à sociedade. Isso ainda não ocorre da forma que deveria mas já é algo real em andamento. Muitos servidores já estão vendo a melhor forma de disponibilizar os dados para a sociedade. Como exemplos temos a CGU, o Movimento Minas, Ministério Público de Santa Catarina, iGovSP e a Prefeitura de Altinópolis entre tantas outros. Nessas instituições, estão os servidores públicos.

 5. Servidores Públicos não são políticos e políticos não são do mal;

Há uma certa confusão e preconceito em relação aos servidores públicos pois são normalmente confundidos com políticos que são ainda mais estigmatizados. O que o cidadão precisa entender é que “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, não tão diferentes, mas distintas.
Políticos são servidores, mas servidores nem sempre são políticos.
michael-de-montaigne
Ambos devem estar interessados pelo bem comum, aliás este é o propósito de trabalhar para o Governo e se forem contra esta ideologia estão errados, são exceção e vão perder cada vez mais espaço. Muitos servidores que teriam condição de melhor remuneração e reconhecimento na iniciativa privada não o fazem, pela motivação intrínseca e verdadeira de servir ao público.
Os seres humanos incompetentes e mal-intencionados vão existir em todos os setores. Além de políticos e servidores públicos, essas pessoas estão o tempo todo nas empresas privadas, na fila do supermercado e no trânsito ao seu lado.

 6. Servidores Públicos precisam da sua ajuda

Para servir ao público você não precisa necessariamente ser um servidor de carreira, você pode e deve colaborar com a gestão pública. Acompanhe as diversas ações de empreendedores sociais, isto é a inovação! Servidores e Cidadãos juntos por uma sociedade mais justa, transparente e melhor.

 Conclusão

Se você perceber colocamos seis coisas, e achamos que há muito mais sobre servidores públicos que você precisa saber. Tentamos sempre entender a realidade dos servidores.
Tem mais alguma coisa que precisamos saber? Deixe sua opinião nos comentários ;)

 28 de outubro: Dia do Servidor Público

Por enquanto, queremos agradecer a todos os servidores públicos pelos serviços prestados. Para comemorar o dia do servidor nós criamos um álbum no Facebook, que visa enaltecer essa profissão tão honrosa que é servir ao público! Se você também sente este orgulho nos encaminhe sua foto (e da sua equipe) que teremos orgulho em publicá-la.

Nenhum comentário :

Postar um comentário