Pular para o conteúdo principal

Grupo de Trabalho de Governança Corporativa e o andamento das atividades relacionadas à Arquitetura e-PING de Interoperabilidade







O Grupo de Trabalho Governança Corporativa iniciou seus trabalhos em agosto deste ano, tendo como ponto de alavancagem o I Fórum de Governança Corporativa. 

Ao todo foram 06 mesas, com autoridades da ePING, do Ministério do Planejamento (Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Assessoria Especial para Modernização da Gestão), Serpro, TCU, Instituto Brasileiro de Governança Publica (IBGP), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Serzedelo Correia, DAMA Brasil, Universidade de Brasília, Governo dos Estados de Minas Gerais e Sergipe e especialista em implementação de projetos de governança em Estados e Municípios, que produziram elementos norteadores para desenvolvimento do Plano de Trabalho do Grupo.

As apresentações, vídeos e fotos do evento, bem como o Plano de Trabalho estão publicados nas páginas da Comunidade Áreas de Integração, no Facebook e no LinkedIn.
A atividade em curso no momento é o alinhamento entre os termos relacionados à Governança Pública, Corporativa, de TI e de Dados, iniciativa entendida por todos como fundamental para o desdobramento das atividades seguintes, visto que atende a uma das principais dimensões da interoperabilidade, a interoperabilidade semântica, focada em garantir que os significados sejam corretamente interpretados dentro do contexto de uma determinada transação ou busca de informação. O IBGP, IBGC e DAMA Brasil são as entidades diretamente envolvidas neste alinhamento.

O Grupo de Trabalho Governança Corporativa é coordenado pelos colegas Alexandre Coutinho, André Riccioppo e Marcus Vinicius (Serpro), Ana Paula Melo (SLTI/MPOG), Fernando Caldeira (IPLAN Rio), Guttenberg Passos (Prodemge), Herbert Garcia (TRE RJ), Ilan Chamovitz (Datasus), Maria Helena Barros (H3), Quédima Sales (Infraero) e Roberto Kodama (TCU). 

Os interessados em participar dos trabalhos deverão se inscrever no Portal do SISP, no Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico, no endereço: http://sisp.gov.br/


Sobre o Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico: 




Voltar

Comentários