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FACIN e o Modelo de Responsabilidade Organizacional - 2

No post anterior abordamos a primeira parte do alinhamento da Visão Negócios do FACIN com o Modelo de Responsabilidade Organizacional, iniciativas voltadas para a melhoria da gestão e governança nas organizações públicas.

Neste artigo vamos explorar as seguintes estruturas da visão negócios do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no apoio à Governança - FACIN:

Figura 1 – Estruturas da Visão Negócios do FACIN 

Com o uso da Arquitetura Corporativa, a organização pode identificar e avaliar suas capacidades de negócio existentes ou necessárias, a fim de viabilizar o atingimento de seus propósitos, definidos em uma estratégia e direcionados por sua governança.

De forma simplificada, uma capacidade de negócio define o que a organização faz, sem tentar explicar como, por que ou onde é feito. A capacidade de negócios pode ser algo que existe hoje ou algo necessário no estado futuro, com a intenção de permitir uma nova direção ou estratégia. 

Quando combinados, os elementos de arquitetura têm a capacidade de representar todas as habilidades funcionais e técnicas que uma empresa tem ao seu dispor para executar seu modelo de negócio.

O Modelo de Referência de Negócios (BRM), um dos seis modelos de referência do Federal Enterprise Architecture (FEA),  é projetado para identificar as áreas de colaboração e reutilização com base na entrega de capacidade de negócios aprimorando a arquitetura global de TI, de acordo com a figura 2.


Figura 2 – Federal Enterprise Architecture Framework - FEA 

A arquitetura do modelo BRM é estruturada em três camadas que representam a Missão, nível mais alto, Função de Negócios e Serviços do Governo Federal Americano: 

  • Missão - Identifica as dez áreas de negócio do governo na abordagem comum da arquitetura corporativa;
  • Função de Negócios - Descreve o que o governo faz em um nível agregado;
  • Serviços - Descreve ainda o que o governo faz em um nível secundário.

No Brasil também encontramos estruturas que descrevem as funções de negócios e serviços, como o mapa da figura 3 que descreve as informações sobre todos os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação de uma empresa de TIC.


Figura 3 – Caderno de Produtos e Serviços 

As funções são apresentadas no formato de um Caderno de Produtos e Serviços, agrupado por torres segundo a categoria, como podemos observar na etapa Qualificação da Demanda do Modelo de Responsabilidade Organizacional.

O Caderno descreve o elemento entregue, tangível ou intangível, constituído através de um processo de produção, para atendimento de necessidades do cliente.

Além dos serviços contidos nesse caderno, verifica-se a necessidade de mapear também os serviços que dão suporte ao negócio (fig. 04).


Figura 4 – Caderno de Gestão e Suporte a Negócios

No próximo artigo abordaremos as estruturas Clientes, Processos de Negócio e Regras da Visão Negócios do FACIN.

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