Pular para o conteúdo principal

Referência à taxonomia em uma instância XBRL



Ao longo de alguns artigos aqui no blog estamos descrevendo o processo de criação de uma instância XBRL. No primeiro artigo falamos sobre a declaração XML, e sobre a tag principal. No segundo artigo explicamos o conceito de namespaces e como ele é utilizado em um documento de instância XBRL. Neste terceiro artigo abordaremos a forma como o documento de instância deve referenciar a taxonomia sob a qual o mesmo foi desenvolvido.

Esta referência deve ser feita através da tag schemaRef, a qual pertence a uma especificação chamada “XBRL Linkbase” dedicada para o estabelecimento de ligações (links) entre documentos XBRL. No exemplo abaixo, o namespace desta especificação foi criado com o nome link.

<link:schemaRef xlink:type="simple" xlink:href= "../../rep/dca/anexo1abhi/siconfi-dca-anexo1abhi_2014-12-31.xsd"/>

O atributo type indica o tipo de ligação que está sendo realizada, e o atributo href indica o arquivo da taxonomia no qual o documento de instância está baseado, que no caso se trata da taxonomia específica para descrever as informações contidas nos Anexos I-AB e I-HI da Declaração de Contas Anuais (DCA).

Como o documento DCA apresenta estrutura diferente para União, Estados, e Municípios, o SICONFI também apresenta taxonomias específicas para cada uma destas situações. Os arquivos contendo as taxonomias são os seguintes:
- rep/dca/ep_dcauniao/siconfi-dcauniao_2014-12-31.xsd
- rep/dca/ep_dcaestadosdf/siconfi-dcaestadosdf_2014-12-31.xsd
- rep/dca/ep_dcamunicipios/siconfi-dcamunicipios_2014-12-31.xsd

Com estes conceitos iniciais já estamos prontos para entrar no “coração” de uma instância XBRL, onde se encontram os dados propriamente ditos. Faremos isto em uma próxima postagem, até lá.


Fabiano Castro Pereira
Voltar

Comentários