quinta-feira, 24 de abril de 2014

Arquitetura Corporativa, Arquitetura Orientada a Serviços e Interoperabilidade

Neste artigo não aprofundaremos tecnicamente no conceito de Arquitetura Orientada a Serviços, mas sim como ela relaciona-se com Arquitetura Corporativa e como o Modelo de Conteúdo proposto no artigo anterior facilita o povoamento de uma Arquitetura de Referência SOA.

A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA - do termo inglês Service-oriented architecture) facilita a criação de ativos reutilizáveis para possibilitar soluções de negócio fim-a-fim. Cada vez mais, as empresas estão adotando os princípios e técnicas associadas à SOA para diferentes tipos de projetos em diferentes indústrias em todo o mundo .

SOA é um estilo arquitetural no qual, aplicações são desenvolvidas reutilizando um conjunto de serviços comuns, providos por vários órgãos ou entidades. SOA apoia a TI na criação de aplicações que suportam processos de negócios e, dessa forma, tornam as empresas mais ágeis e flexíveis.  Além disso, a adoção de uma abordagem SOA pode representar mais simplicidade para a interconexão entre sistemas legados, visto que interoperabilidade é um requisito de SOA, expresso na recomendação de uso de padrões abertos e amplamente aceitos pelo mercado para o intercâmbio de informações e oferta de serviços.

O uso de uma Arquitetura de Referência SOA (AR-SOA) é um elemento essencial para a realização das propostas de valor de uma SOA. A figura abaixo representa uma visão lógica de uma AR-SOA típica.

A AR-SOA não assume que o Provedor e o Consumidor, estão em uma organização única e suporta tanto SOA dentro da empresa quanto entre múltiplas organizações no ecossistema do governo. A necessidade tanto de intra quanto de  inter-organizações é importante, considerando-se SOA como base para a Computação em Nuvem (Cloud Computing) e para Software como Serviço ( SaaS ) . A camada de Serviços é a dissociação entre o Consumidor e o Provedor.

Para efeito de interoperabilidade podemos considerar que, logicamente, o “Nível Integração” apresentado na AR SOA está vislumbrado na “Camada Integração” mostrada no Modelo de Conteúdo de Arquitetura Corporativa visto no artigo anterior (para facilitar seu referenciamento, vou batizá-lo aqui de MCAC).

Note que podemos promover um relacionamento direto entre os componentes da AR-SOA e as entidades e camadas do MCAC. Por exemplo, o nível “Serviços” da AR-SOA, se relaciona com a entidade “Serviços” do MCAC. A “Interface do Consumidor” da AR-SOA tem relação com a camada “Acesso e Apresentação” do MCAC e assim por diante.

Em nosso MCAC podemos definir diversas entidades e estabelecer suas relações, conforme  exemplificado na figura a seguir.

Como visto, essas associações criadas no MCAC podem ser perfeitamente replicadas na AR-SOA. Assim, ao definirmos as relações entre as entidades existentes no Modelo de Conteúdo para cada organização de governo (ou entre diferentes órgãos) e as relacionarmos à AR-SOA, estaremos alavancando a abordagem de interoperabilidade dada pela SOA.

No próximo artigo, daremos início ao detalhamento de cada uma das camadas do Modelo de Conteúdo da Arquitetura Corporativa. Mas até lá, deixe seus comentários!

2 comentários :

  1. Sobre o tópico "Arquitetura de Referência para SOA", relato que, no âmbito da ABNT e da discussão internacional de normas técnicas, estão sendo analisadas as contribuições do Open Group e da OASIS sobre este tema, com o intuito de se referendar o tema como uma norma internacional, sob a gestão da ISO. O Brasil, como membro participante deste subcomitê internacional (ISO/IEC JTC 1/SC 38) está aberto à participação de todos os cidadãos brasileiros com conhecimento técnico sobre o assunto para avaliar e sugerir alterações às propostas efetuadas. A próxima reunião do grupo brasileiro será na sede da ABNT no Rio de Janeiro, das 14:00 às 17:30 e, como coordenador deste grupo, convido os membros desta comunidade a participarem da discussão. Estou disponível no e-mail fernando.gebara@microsoft.com.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando!
    Primeiramente, desculpe-nos pelo atraso na resposta. O seu comentário ficou aguardando moderação e demorou a ser liberado.
    Que ótima notícia! Temos muito interesse em participar. Qual a data do evento no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir