Com
sua origem em Organização e Métodos (O&M), o Business Processes Management
(BPM) sempre deu à documentação dos processos um grande destaque. E para isso
surgiram várias notações de modelagem de processos (EPC, BPMN, IDEF0, UML,
etc.), formas de registro dos processos de negócio das organizações, bem como
de tecnologias que cercam a matéria.
Não
há dúvidas quanto a importância da documentação para a gestão de processos,
tendo em vista que para que possamos evoluir nossos processos, precisamos de
uma base histórica, um repositório, uma metodologia de manutenção, uma
filosofia para estruturar a arquitetura de processos da organização.
Atualmente
a notação mais utilizada em BPM é o BPMN, mantida pela Object Management Group
– OMG, notação esta adotada pela
arquitetura ePING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico.
Algumas
organizações, no entanto, tem visto com certa restrição a documentação de
processos, alegando que a atividade drena muito tempo de seus técnicos e
gestores sem que este investimento traga um retorno à altura.
Este
argumento pode ser verdadeiro, na medida em que o trabalho de mapeamento de uma
organização resulte em simples registro documental dos processos de negócio.
Para
que haja um ganho com a atividade de documentação, esta deverá integrar os
processos de melhoria contínua do processo. Isso mesmo, processo de melhoria de
processo! Fazendo, desta forma, parte de uma rotina desenvolvida pelos gestores
junto ao Escritório de Processos. Para tanto, tais processos de melhoria tem de
ser estruturados e utilizados pelos atores da Gestão por Processos.
Por
outro lado, os processos tem uma dinâmica própria e muitos se alteram
frequentemente para dar conta de suas entregas. Neste sentido, a atualização
dos documentos deverá ser feita de maneira ágil, se possível com ferramentas
on-line, de amplo acesso pela organização.
A
documentação de processos, portanto, pode ser um fardo sem sentido? Sim, se for
um fim em si mesma. Não, se for um meio (ágil) para apoiar um processo de
melhoria contínua dos processos de negócio da organização.
Até a
próxima!
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