Dando sequência aos nossos artigos sobre
maturidade em SIG corporativo, hoje apresentaremos o modelo Even
Keel Strategies. Em concordância teórica e abordagem semelhante ao modelo
proposto por Mäkelä em 2012, existe um modelo de evolução em maturidade SIG
formulado pela empresa de consultoria em planejamento de SIG estratégico Even
Keel Strategies de Chicago, Estado de Illinois, Estados Unidos da América.
Este modelo se chama “Niveis de Maturidade de um
SIG Corporativo” (GIS Maturity Levels) e foi elaborado no ano de 2008. É
baseado em cinco estágios diferentes e progressivos para a implantação de SIG
corporativo. Este modelo também propõe cinco estágios de maturidade.
Começando desde os primeiros usuários de SIG
individuais, ou chamados “entusiastas” até o SIG corporativo propriamente dito,
o modelo da empresa Even Keel Strategies propõe ações práticas para a evolução
na organização de um SIG em ambientes corporativo.
Os Níveis de Maturidade de um SIG Corporativo de
Even Keel Strategies são:
Nível 1 –
Entusiastas: existe na empresa um
grupo de indivíduos que de maneira isolada adquirem ferramentas de SIG e usam a
tecnologia com o único interesse de suportar algumas das suas tarefas
isoladamente. Neste nível, a tecnologia de SIG é licenciada de maneira
individual e usada como aplicações Desktop. Os dados são adquiridos, usados uma
vez e descartados.
Nível 2 –
Departamental: departamentos específicos da empresa reconhecem o valor da tecnologia
do SIG para seu uso interno. Esses departamentos criam uma infraestrutura
própria de hardware e software e disponibilizam serviços baseados em tecnologia
SIG para outros setores da empresa. Dados relevantes para o departamento são
gerados e armazenados no departamento. À medida que vários departamentos incorporam
a tecnologia SIG sem seus processos, inicia-se o processo de replicação e
proliferação da base de dados, onde grupos informais dentro da empresa iniciam
um processo de troca de experiências.
Nível 3 –
Centralizado: a empresa busca a centralização, preocupada inicialmente com a consolidação
de uma base de dados única e otimização da infraestrutura computacional. Em
geral, é estabelecida uma unidade centralizada para disponibilizar serviços SIG
para diversos equipamentos.
O sistema centralizado inicia a definição de
padrões que melhoram a qualidade dos dados e de processos de fluxo de trabalho
internos, além da formalização de solicitações. A aquisição de tecnologia de
maneira centralizada e compartilhada resulta em redução de custos e otimização
dos recursos.
Nível 4 –
Integrado:
busca-se a integração da tecnologia SIG aos
diversos fluxos de trabalho da empresa, resultando na integração das aplicações
corporativas com as funcionalidades do SIG, o que resulta na demanda por
modelos de dados e tecnologias mais avançadas. O grupo de tecnologia SIG dentro
da empresa inicia o processo de desenvolvimento de um plano estratégico para o desenvolvimento
técnico e sustentabilidade de suas operações. São definidos comitês de lideres operacionais
(ou grupos temáticos) para coletar as demandas e direcionar a política de SIG
dentro da empresa.
Nível 5 –
Corporativo: o plano estratégico de tecnologia SIG está alinhado com o plano estratégico
corporativo, a tecnologia SIG é reconhecida como fundamental para incremento da
eficiência da empresa e como ferramenta de apoio à decisão. Neste nível, a
integração da tecnologia SIG com os sistemas corporativos e críticos da empresa
a possuir a capacidade de prover soluções baseadas em tecnologias SIG onde for
demandado, com foco nas aplicações para dispositivos móveis e personalizadas.
É importante destacar que, dentro de uma mesma empresa
pode-se encontrar níveis diferentes em evolução em SIG corporativo. Por
exemplo, uma área ou setor pode contar apenas com profissionais trabalhando
isoladamente com softwares de geoprocessamento e armazenando as informações
geográficas apenas em seus próprios diretórios, e em outro setor, pode haver um
departamento tratando das informações geográficas de maneira organizada em
apenas um servidor para todo o departamento, já se encontrando então no segundo
nível de amadurecimento. A grande maioria das empresas se encontra com essa
combinação de diferentes estágios. Então, este modelo e panorama de evolução
foi elaborado para que as corporações possam identificar em qual estágio (ou
estágios) se encontram e implementar ações para que se possa atingir o estágio
e os objetivos desejados.
No contexto de um SIG Corporativo propriamente
dito, ou seja, maduro segundo os modelos de evolução, o servidor SIG estará
integrado ao sistema (ou sistemas) da empresa através de uma plataforma. Esta
plataforma proporcionaria as tecnologias e aplicações necessárias para a comunicação
com o maior número de profissionais possível. Deve-se obrigatoriamente ter um servidor
SIG integrado aos demais sistemas utilizados pela empresa, proporcionando o uso
de tecnologias e aplicações como o WEBGIS, um sistema de informações geográficas
básico que permite ao usuário consultar dados e informações espaciais de modo
interativo pela internet.
Com estas diretrizes, qual o nível de maturidade
do uso de SIG na sua organização?
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