Qualquer pessoa
que tenha alguma experiência com desenhos sabe que a primeira providência do pintor
é fazer uma abstração. Ele tem de decidir entre o que está vendo e o que quer pintar.
Por quê? Porque é impossível representar tudo! Então toda pintura implica em uma
seleção preliminar[1].
Eu falo um pouco sobre
esse aspecto aqui.
Mas não é só a
abstração que o pintor precisa fazer. Ele também precisa escolher os
instrumentos que utilizará. É fácil perceber que, dependendo do objetivo e do
tipo de pintura que será feita, os instrumentos a serem selecionados serão
diferentes. É pouco provável que utilizemos um batom para pintar um muro ou um
rolo de tinta para fazer uma maquiagem.
Porém, a escolha
do instrumento não é fato decisivo para que a pintura saia conforme desejado.
Eu poderia ter nas mãos todos os instrumentos utilizados por Leonardo da Vinci
para pintar a Mona Lisa que - no máximo - eu produziria algo como o desenho
abaixo.
Qual
a relação da arte da pintura com a modelagem da Arquitetura Corporativa?
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