Pular para o conteúdo principal

Transparência Organizacional

Como Estamos? Transparency International


Hoje vou tratar de algumas análises elaboradas pela Transparency International, que trata de avaliar o nível de corrupção nos países. Calma, tem tudo a ver com transparência. Eu vou chegar lá.

A Transparency International, é uma organização não governamental (ONG) que existe desde 1993, e hoje possui mais de 100 afiliadas e parceiros espalhados pelo mundo todo.

A definição de transparência que eles adotam é a seguinte:
"Transparência está relacionada a lançar luz sobre regras, planos, processos e ações. É saber o porquê, como, o quê, e quanto. A transparência garante que os funcionários públicos, agentes civis, gestores, conselheiros e empresários ajam de forma visível e compreensível, e informem sobre suas atividades. Isso significa que o público em geral pode responsabilizá-los. É a maneira mais segura de se proteger contra a corrupção, e ajuda a aumentar a confiança nas pessoas e instituições nas quais nossos futuros dependem."
De acordo com esta organização vê-se que a corrupção vem se tornando uma “praga” em todo o mundo. O Brasil não aparece bem no cenário da última avaliação (2015) obtendo 38 pontos (de 0 - altamente corrupto a 100 - limpo). Esta pontuação vem caindo desde 2012 (43 pontos), e em 2015 foi o país que mais declinou, obtendo o 76º lugar de 168 países avaliados.

O índice avaliado é o Índice de Percepção da Corrupção (IPC). Para calcular o índice, empresários e analistas de diversos países foram convidados a dar sua opinião sobre sua percepção em relação ao grau de corrupção dos países. 

Não se trata de um índice objetivo e sim subjetivo, e por isso está sujeito a várias críticas em função principalmente da influência da mídia sobre esses “avaliadores” e sobre a dificuldade de projetar o índice em séries estatísticas.

No contexto da América Latina, somos piores que o Chile. Mas somos muito piores!

Países
Ranking
Pontuação
Chile
23
70
Brasil
76
38
Colômbia
83
37
Peru
88
36
Bolívia
99
34
Argentina
107
32
Equador
107
32
Paraguai
130
27
Venezuela
158
17

Quando falamos dos BRICS:
Países
Ranking
Pontuação
África do Sul
61
44
Brasil
76
38
Índia
76
38
China
83
37
Rússia
119
29

África do Sul se mantém estável nessa mesma pontuação desde 2012. A Índia vem subindo timidamente de 36 para os atuais 38. A China vem caindo de 40 pontos em 2013 para 37. E a Rússia começou em 2012 com 28, chegou em 27 e agora em 2014 e agora subiu 2 pontos, mas mesmo assim conta com uma pontuação baixíssima.

A Transparency International ainda afirma que os países com melhor desempenho compartilham características chave como acesso à informação e participação do cidadão. Neste ponto transparência surge como uma demanda emergente, para ajudar a melhorar este cenário, pois estabelece um conjunto de aspectos que sugerem a existência de políticas, procedimentos e tecnologias para fornecer acesso, uso, qualidade, compreensão e capacidade de auditoria de processos e informações de todas as áreas do governo. 

Apesar de outros índices também calculados por eles, como o índice de pagamento de suborno, estarem desatualizados, esta organização é bastante ativa no Brasil e no mundo, promovendo projetos, eventos e ações no combate à corrupção. O presidente da ONG, José Carlos Ugaz, inclusive esteve (ou ainda está?) em recente visita ao Brasil para reuniões com o Juiz Sérgio Moro, Deputados na Câmara, dentre outros eventos.

O presidente inclusive veio para marcar oficialmente a instalação de uma representação específica para o Brasil e fortalecer as ações anticorrupção no país.

Desejo o melhor! Toda ajuda é necessária.

Sigamos em frente.
Voltar

Comentários