Pular para o conteúdo principal

As nove Visões do FACIN – Parte 7 – Infraestrutura

Por Alexandre Coutinho

Olá!

No artigo anterior abordamos a Visão de Dados do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança (FACIN). Neste 7º artigo da série apresentaremos a Visão de Infraestrutura.

Um dos objetivos da Arquitetura Corporativa consiste em promover a uniformização do uso e compartilhamento da infraestrutura física e tecnológica nas organizações governamentais, garantindo que os investimentos em infraestrutura física e tecnológica garantam o equilíbrio econômico-financeiro e sejam sustentáveis e alinhados aos objetivos estratégicos da organização.,

A Visão de Infraestrutura do FACIN apoia este objetivo descrevendo os elementos de infraestrutura tecnológica que dá suporte operacional ao uso de aplicações e à execução dos processos de negócios das organizações governamentais. Também identifica a infraestrutura física necessária para apoiar estes elementos (por exemplo, edifícios, salas de servidores, pontos de presença, e outros equipamentos). 

Assim, no nível das Organizações Governamentais, esta Visão descreve os ativos de infraestrutura no apoio a sua gestão interna. 

No nível do Governo como um todo, esta Visão estabelece modelos, artefatos e guias comuns, como forma de promover uma uniformização do conhecimento e fortalecer o compartilhamento e reuso da infraestrutura. Essa situação fortalece a adoção dos padrões ePing que visam promover a padronização da comunicação e interoperabilidade entre as Organizações Governamentais através do uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Dessa forma, apoia as Organizações Governamentais a gerirem aspectos de eficiência, eficácia e evolução contínua da sua infraestrutura tanto em nível global, como também servindo como base para guiar as iniciativas individuais de cada uma.

Os conceitos que compõem a Visão de Infraestrutura, bem como seus relacionamentos são apresentados na Figura 1, e logo a seguir são rapidamente descritos.


Figura 1 – Conceitos envolvidos com a Visão de Infraestrutura 
  • Um nó é definido como um recurso computacional ou físico que hospeda, manipula ou interage com outros recursos computacionais ou físicos, ou seja, possui capacidade de processamento.
  • Um dispositivo é um recurso de TI físico sobre o qual software e artefatos do sistema podem ser armazenados ou implantados para execução.
  • O software de sistema representa o software que fornece ou contribui para um ambiente para armazenar, executar e usar o software ou dados implantados dentro dele.
  • Uma colaboração entre tecnologias representa um agregado de dois ou mais nós que trabalham juntos para executar um comportamento coletivo da tecnologia.
  • Uma interface de tecnologia representa um ponto de acesso onde os serviços de tecnologia oferecidos por um nó podem ser acessados.
  • Um caminho representa uma ligação entre dois ou mais nós, por meio da qual esses nós podem trocar dados.
  • Uma rede de comunicação representa um conjunto de estruturas e comportamentos que conectam sistemas computacionais ou outros dispositivos eletrônicos para transmissão, roteamento e recepção de dados ou comunicações baseadas em dados, tais como, voz e vídeo.
  • Uma função de tecnologia representa uma coleção de comportamentos de tecnologia que pode ser realizada por um nó.
  • Um processo de tecnologia representa uma sequência de comportamentos de tecnologia que atinge um resultado específico.
  • A Interação entre Tecnologias representa uma unidade de comportamento de tecnologia coletiva realizada por (uma colaboração de) dois ou mais nós.
  • Um evento de tecnologia é um elemento de comportamento tecnológico que denota uma mudança de estado.
  • Um serviço de tecnologia representa um comportamento de tecnologia exposto, explicitamente definido.
  • Um objeto de tecnologia representa um elemento passivo que é usado ou produzido pelo comportamento da tecnologia.
  • Um artefato representa um dado que é usado ou produzido em um processo de desenvolvimento de software ou pela implantação e operação de um sistema de TI.
  • O equipamento representa uma ou mais máquinas físicas, ferramentas ou instrumentos que podem criar, usar, armazenar, mover ou transformar materiais.
  • Uma instalação representa uma estrutura física ou um ambiente.
  • Uma rede de distribuição representa uma rede física usada para transportar materiais ou energia.
  • O material representa matéria física tangível ou elementos físicos, com atributos como tamanho e peso. É tipicamente usado para modelar matérias-primas e produtos físicos e fontes de energia, como combustível. 
Para uma adequada gestão da infraestrutura disponível ou a ser disponibilizada em cada organização governamental, é necessário que a Visão de Dados esteja totalmente alinhada às demais visões definidas na arquitetura corporativa da organização ou mesmo na de outros órgãos. A figura 2 mostra os principais fluxos de requisitos que são consumidos e gerados pela Visão de Infraestrutura.



Figura 2 – Interfaces da Visão de Infraestrutura com as demais visões 

A figura não mostra todas as relações permitidas: cada elemento pode ter relações de composição, agregação e especialização com elementos do mesmo tipo. Além disso, há relações indiretas que podem ser derivadas. 

Para operacionalizar e gerir visão de Infraestrutura são sugeridos os seguintes papéis no Modelo de Referência do FACIN: 
  • Alta Administração/Direção da Organização Governamental: Responsável pela governança da organização.
  • Alta Gestão da Organização Governamental: Responsáveis por definir os objetivos e serviços aplicáveis ao seu contexto, com base nas metas estabelecidas dentro do planejamento do Governo como um todo e do papel exercido por sua organização em particular.
  • Gestores intermediários da Organização Governamental: Responsáveis diretamente por metas específicas definidas dentro da Visão de Infraestrutura de sua Organização.
  • Arquitetos da Organização Governamental: Responsáveis pela governança e gestão da Arquitetura Corporativa estabelecida na Organização.
  • Arquitetos de infraestrutura da Organização Governamental: Responsáveis pela definição e evolução da Arquitetura de Infraestrutura estabelecida na Organização. Devem apresentar aos gestores intermediários da organização os planos de mudança da infraestrutura para a incorporação de novos serviços e melhorias dos serviços a seus usuários.
  • Gestor de relacionamentos com terceiros: Responsável por gerir relacionamento quando a organização necessita de expertise externo e opta por terceirizar parte de suas atividades de infraestrutura, seja por contratação de equipes externas de suporte, seja por outsourcing total ou parcial de sua infraestrutura.
  • Gestor de Infraestrutura da Organização Governamental: Responsável pela operação contínua e ininterrupta dos serviços oferecidos pela infraestrutura e sua monitoração. Devem reportar aos arquitetos de infraestrutura as necessidades de modificações necessárias para a performance adequada do ambiente.
  • Sociedade, clientes e usuários: Pessoas ou organizações que são o objeto final para a definição adequada dos elementos de infraestrutura que permitam oferecer os serviços, da melhor forma possível. 
O FACIN sugere a observação das seguintes práticas no suporte às estratégias, políticas e práticas de design, implantação e operação de uma infraestrutura: 
Neste artigo apresentamos, de forma resumida, aspectos relacionados à Visão de Infraestrutura do FACIN. Você encontrará descrições mais detalhadas nos documentos que compõem o FACIN, publicados neste link. No próximo artigo vamos apresentar a Visão de Segurança.
Voltar

Comentários