Pular para o conteúdo principal

O FACIN na prática com o Projeto GEO - Parte 5

No post anterior abordamos o detalhamento da visão Negócios com a aplicação da dinâmica de Análise de Cenário utilizada na Oficina FACIN-ABEP, realizada pelo Serpro em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP).
A dinâmica compreende as atividades de identificação do problema, modelagem, análise e construção dos cenários atual e proposto (solução do problema).
Na PRODEMGE o cenário utilizado foi a implantação de uma solução corporativa de geoprocessamento no Estado de Minas Gerais, aqui identificada apenas como Projeto GEO.
Nesta postagem abordaremos o detalhamento da visão de Aplicações do Projeto GEO utilizando o Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança (FACIN), conforme figura 1.
Figura 1: Detalhamento da visão Aplicações do Projeto GEO

A Figura 2 representa um modelo correspondente à relação de interoperabilidade entre as visões de Negócio e Aplicação do FACIN e apresenta um ponto de vista parcial e simplificado da situação proposta para o desdobramento da camada de aplicativo do produto IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais) Corporativa.

Este modelo contém os processos de negócio (Business Process), os serviços de aplicativo (Application Service) que dão suporte a execução dos processos, as funções de aplicativo (Application function) que definem o seu comportamento, os sistemas (Application component) que realizam os serviços e funções ou são acionados por eles.

A linguagem ArchiMate é construída a partir de três tipos de elementos, de acordo com Gerben Wierda  em seu livro Mastering ArchiMate – Edition III:
  •        Elementos que atuam (elementos ativos - estrutura - sujeito)
  •        Elementos que representam o comportamento dos elementos que atuam (elementos comportamentais - comportamento - verbo)
  •        Elementos que não podem agir e que são postos em prática por esse comportamento (elementos passivos - informação - objeto)
Os três tipos de elementos, conectados por relações, podem formar frases. Um  batedor de carteiras (o aplicativo) rouba (a função do aplicativo) uma carteira (os dados), como vimos no segundo post dessa série.

Isto é o que torna o padrão ArchiMate uma gramática / linguagem. Seu modelo é uma espécie de história. Ele conta ao leitor a estrutura básica da história: quem age sobre o que. A estrutura da gramática do ArchiMate é parcialmente baseada no padrão de sujeito-verbo-objeto do idioma natural.


Figura 2: IDE GEO - visão Aplicação

A função de ”Geração e atualização de dados geoespaciais” é a principal entidade que define o serviço de “Desenvolvimento e manutenção do ambiente de dados geoespaciais”, que por sua vez suporta os processos de negócio de Geocodificação, Criação e camadas e de Funcionalidades de Geoprocessamento, genericamente chamados de “Processos de Geoserviços”.


Em relação ao serviço de negócio “Geovisualizador”, esse se realiza pelo processo de “Acesso visual aos mapas e às camadas de dados geográficos”, suportado pelo serviço de aplicação chamado “Portal de Geoprocessamento”, cuja principal função é o “Visualizador de camadas”. Observa-se que o GEO.MG é a interface do Portal de Geoprocessamento que generaliza as interfaces para cada grupo de camadas a que o usuário tem acesso, sendo destacados aqui três desses grupos.

O serviço de “Integração”, por sua vez, se realiza pelo processo de integração das aplicações que fazem uso de dados geográficos. O serviço de aplicação “Integração de Plataformas” permite que outros sistemas se integrem e usem os dados e funcionalidades da IDE, independentemente da tecnologia que esses sistemas utilizam.

A figura 3 destaca os processos relacionados a algumas etapas do Modelo de Responsabilidade Organizacional que busca a melhoria da gestão e governança nas organizações públicas.

O modelo associa ao projeto IDE Corporativa os papéis, atividades, disciplinas e domínios de conhecimento, identificados no plano de capacidade (TDABC Model), relacionados aos serviços internos e executados pelas áreas, de acordo com o Caderno de Serviços, prestados aos clientes em sua cadeia de valor.

Figura 3: Plataforma EAD - MRO - visão Aplicação

Em linhas gerais, a plataforma pode ser assim resumida: a Companhia define os produtos e serviços que irá prestar, quais as áreas responsáveis por sua execução e como elas estão integradas (Modelo de Inteligência Artificial - IA e o Modelo de Decisão - DMN). Dentro de cada uma destas áreas, define o quantitativo de pessoal e as atividades necessárias para fazer com que estes serviços possam ser executados.

Para cada uma das atividades relacionadas são apontados os níveis de conhecimento que as pessoas devem possuir para a execução daquelas atividades. A partir dessa análise são definidas as necessidades de treinamento (Plataforma EAD) e realizadas as capacitações, de forma que as pessoas executem suas atividades de forma mais assertiva e, assim, a Companhia possa atingir seus objetivos.

Acompanhe o vídeo das etapas implementadas do Modelo de Responsabilidade Organizacional:



O modelo proposto utiliza-se de dois componentes: elementos e relacionamentos, descritos na tabela 1. As cores dos elementos representam as camadas do ArchiMate e sua respectiva correspondência com o TOGAF.

Tabela 1: Elementos e Relacionamentos de Capacidade da visão Estratégia

Fonte: ArchiMate 3.0 – Um Guia de Bolso

Acesse aqui o detalhamento completo da aplicação da dinâmica de Análise de Cenário, apresentada na Oficina FACIN-ABEP e utilizada pela PRODEMGE, para implantar uma solução corporativa de geoprocessamento no Estado de Minas Gerais, utilizando o FACIN.

No próximo artigo abordaremos o detalhamento da visão Dados do Projeto GEO utilizando o FACIN!

Autores: Ademilson Monteiro, Antonio Plais, Guttenberg Ferreira Passos, Leonardo Grandinetti Chaves e Sandro Laudares


Voltar

Comentários

  1. O Modelo Experiência dos Empregados, abordado aqui no contexto do ArchimMate como um Princípio, foi adaptado e será apresentado na próxima semana por Josely Umeda em Nova Delhi, na Índia, no 11º IADR WCPD.
    Vale conferir o artigo "Treinamento profissional para empoderamento da equipe de saúde bucal":

    https://wcpd2017.zerista.com/poster/member/98896

    ResponderExcluir

Postar um comentário