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Uma Abordagem para se fazer uma Análise de Negócios Eficaz

Por Marcelo Neves

Você já parou para se perguntar como fazer uma boa análise de negócios? Ou, em outras palavras, como organizar o trabalho de identificar necessidades e recomendar a solução mais apropriada de forma a realmente satisfazer na totalidade todas essas necessidades?

Pois então, o propósito desse artigo é justamente apresentar em alto nível a abordagem de resolução de problemas que eu utilizo para fazer análise de negócios no dia-a-dia. Essa abordagem utiliza 7 passos macro que descrevo a seguir.

1. Identifique o Contexto

Em um primeiro momento é necessário que se entenda o contexto. Entender o contexto significa entender os elementos fundamentais que impactam e são impactados pela iniciativa de análise de negócios. Estes incluem, mas não estão limitados a pessoas, processos, cultura, arquitetura corporativa e modelo de negócio.

É justamente neste passo que precisamos identificar o grande porquê. A pergunta que precisa ser respondida é: Porque precisamos fazer isso? É aqui que justificamos o esforço que será feito à frente.

2. Mapeie o Cenário Atual

Depois de identificar o contexto, chegou o momento de mapear o cenário atual. Neste passo definimos e compreendemos em profundidade o problema. Nessa definição  de problema incluímos o mapeamento dos sintomas que as pessoas e o negócio experimentam. Esses sintomas podem ser entendidos como as dores que o negócio possui e que faz com que ele invista recursos para resolver o problema.

Uma das ferramentas que utilizamos aqui é o mapeamento de processos do cenário atual. É com esse mapa que criamos um entendimento comum entre as pessoas envolvidas na resolução do problemas e colocamos todos em uma mesma página.

3. Estabeleça o Objetivo

Depois de compreender corretamente o problema definimos os resultados desejados. Os resultados são uma forma eficaz de medir se a iniciativa teve sucesso. Geralmente definimos os resultados desejados com a técnica SMART. Dessa forma o objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e testável.

4. Faça a Análise de Causa Raiz

Neste passo é necessário compreender o que realmente está causando o problema. Não basta apenas entender e saber que existe um problema. Até porque um problema pode ter uma ou mais causas. E conhecê-las é fundamental para uma recomendação eficaz de solução.
Aqui utiliza-se o diagrama espinha de peixe e a técnica dos 5 porquês. São técnicas que facilitam a identificação das causas.

5. Vislumbre o Estado Futuro

Agora chegou o momento de entender como a organização será no futuro. Esse passo é importante para construir uma visão comum e compartilhada de como a organização será quando a solução for implementada. A visão futura é construída com o auxílio da modelagem de processos de negócios, onde identificamos o que será feito, quando será feito e quem irá fazer cada atividade.

6. Mapeie os Impactos

Até esse momento já compreendemos o futuro e já sabemos os resultados que esperamos. Mas o negócio não quer necessariamente os resultados. O negócio quer os efeitos, ou os impactos, que esses resultados trazem quando forem realizados. Por exemplo, a empresa pode determinar que no ano de 2019 ela quer aumentar 3,5% seu faturamento. O que a empresa deseja? É apenas aumentar em 3.5% seu faturamento? O que ela vai conseguir com esses 3.5% de aumento? O que ela realmente quer é usufruir os efeitos, ou impactos, desse aumento.

7. Planeje o Acompanhamento

Como garantir que todo esse trabalho vai ser feito para se alcançar os resultados e impactos desejados? É vital um acompanhamento estreito com todo o time envolvido na realização do esforço de análise de negócios. Neste sétimo e último passo descrevemos as ações que devem ser realizadas para acompanhar o trabalho que será feito.

Bem, como deu para perceber descrevi aqui os 7 passos em alto nível. Em cada um desses 7 passos existem diversos outros passos e técnicas que utilizamos para garantir uma maior assertividade no trabalho de análise de negócios.

Um grande abraço,
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