Por Marcelo Neves
Você já parou para se perguntar como fazer uma boa análise de negócios? Ou, em outras palavras, como organizar o trabalho de identificar necessidades e recomendar a solução mais apropriada de forma a realmente satisfazer na totalidade todas essas necessidades?
Pois então, o propósito desse artigo é justamente apresentar em alto nível a abordagem de resolução de problemas que eu utilizo para fazer análise de negócios no dia-a-dia. Essa abordagem utiliza 7 passos macro que descrevo a seguir.
1. Identifique o Contexto
Em um primeiro momento é necessário que se entenda o contexto. Entender o contexto significa entender os elementos fundamentais que impactam e são impactados pela iniciativa de análise de negócios. Estes incluem, mas não estão limitados a pessoas, processos, cultura, arquitetura corporativa e modelo de negócio.
É justamente neste passo que precisamos identificar o grande porquê. A pergunta que precisa ser respondida é: Porque precisamos fazer isso? É aqui que justificamos o esforço que será feito à frente.
2. Mapeie o Cenário Atual
Depois de identificar o contexto, chegou o momento de mapear o cenário atual. Neste passo definimos e compreendemos em profundidade o problema. Nessa definição de problema incluímos o mapeamento dos sintomas que as pessoas e o negócio experimentam. Esses sintomas podem ser entendidos como as dores que o negócio possui e que faz com que ele invista recursos para resolver o problema.
Uma das ferramentas que utilizamos aqui é o mapeamento de processos do cenário atual. É com esse mapa que criamos um entendimento comum entre as pessoas envolvidas na resolução do problemas e colocamos todos em uma mesma página.
3. Estabeleça o Objetivo
Depois de compreender corretamente o problema definimos os resultados desejados. Os resultados são uma forma eficaz de medir se a iniciativa teve sucesso. Geralmente definimos os resultados desejados com a técnica SMART. Dessa forma o objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e testável.
4. Faça a Análise de Causa Raiz
Neste passo é necessário compreender o que realmente está causando o problema. Não basta apenas entender e saber que existe um problema. Até porque um problema pode ter uma ou mais causas. E conhecê-las é fundamental para uma recomendação eficaz de solução.
Aqui utiliza-se o diagrama espinha de peixe e a técnica dos 5 porquês. São técnicas que facilitam a identificação das causas.
5. Vislumbre o Estado Futuro
Agora chegou o momento de entender como a organização será no futuro. Esse passo é importante para construir uma visão comum e compartilhada de como a organização será quando a solução for implementada. A visão futura é construída com o auxílio da modelagem de processos de negócios, onde identificamos o que será feito, quando será feito e quem irá fazer cada atividade.
6. Mapeie os Impactos
Até esse momento já compreendemos o futuro e já sabemos os resultados que esperamos. Mas o negócio não quer necessariamente os resultados. O negócio quer os efeitos, ou os impactos, que esses resultados trazem quando forem realizados. Por exemplo, a empresa pode determinar que no ano de 2019 ela quer aumentar 3,5% seu faturamento. O que a empresa deseja? É apenas aumentar em 3.5% seu faturamento? O que ela vai conseguir com esses 3.5% de aumento? O que ela realmente quer é usufruir os efeitos, ou impactos, desse aumento.
7. Planeje o Acompanhamento
Como garantir que todo esse trabalho vai ser feito para se alcançar os resultados e impactos desejados? É vital um acompanhamento estreito com todo o time envolvido na realização do esforço de análise de negócios. Neste sétimo e último passo descrevemos as ações que devem ser realizadas para acompanhar o trabalho que será feito.
Bem, como deu para perceber descrevi aqui os 7 passos em alto nível. Em cada um desses 7 passos existem diversos outros passos e técnicas que utilizamos para garantir uma maior assertividade no trabalho de análise de negócios.
Um grande abraço,
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