Pular para o conteúdo principal

Alinhamento das ações aos pilares da Governança Corporativa – Parte 5

No post anterior abordamos o Código das Melhores práticas de Governança Corporativa - IBGC uma ação de grande porte voltada para a melhoria da gestão e governança nas organizações públicas e seus relacionamentos aos preceitos da governança corporativa.

Projeto Governo Direto executado pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) com o apoio do Banco Mundial, visa tornar os serviços ofertados aos cidadãos pelo Estado mais eficazes e efetivos.

O Governo de Sergipe estruturou um Escritório Central de Governança com o auxílio do Modelo Canvas.

Figura 01 – Escritório Central de Governança (EG)

O projeto diminui a burocracia e os gastos na gestão de processos do Estado, está na agenda de prioridades do Governo do Estado, com foco na capacitação em prol do melhor atendimento ao cidadão e na valorização do servidor público, através da adoção do sistema Business Process Management System (BPMS).

Vale destacar que a iniciativa beneficiará, prioritariamente, os órgãos da administração pública estadual do Poder Executivo, podendo ser extensivo a outras instituições ligadas a prestação de serviços ao cidadão. Sempre trabalhando em parceria com as secretarias e órgãos demandantes, o escritório auxiliará na análise dos processos, proposições de melhorias, definição de metas, objetivos e indicadores estratégicos que possibilitarão aos gestores tomar decisões bem fundamentadas e, consequentemente, aumentando o êxito na gestão dos processos e na modernização administrativa dos serviços públicos. 

 Figura 02 – Integração entre estratégia, processos e projetos

O Projeto Governo Direto está em consonância com o segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico da ePING, que estabelece a padronização de especificações técnicas para sustentar o intercâmbio de informações em áreas transversais da atuação governamental, de forma a buscar a interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico Brasileiro.

Para mapear a convergência das ações aos pilares da governança corporativa foi desenvolvido um modelo constituído de dois componentes: elementos e conexões.

Os elementos são conceituados de acordo com sua especificidade e são relacionados a outros elementos por intermédio de conexões.

As conexões são estabelecidas de acordo com o elo de ligação entre os elementos identificados nas ações objeto dessa avaliação.

O modelo de alinhamento das ações de governança pode ser acessado em: 

Elementos e conexões do Projeto Governo Direto:

  • Planejamento Estratégico;
  • Processos - Modelo de Arquitetura Corporativa;
  • Projetos - Modelo de Arquitetura Corporativa;
  • Cadeia de valor;
  • 8 - Atendimento às necessidades das partes interessadas de modo efetivo e sustentável - IBGP;
  • Qualificação da Demanda - Modelo de Responsabilidade Organizacional; 
  • Avaliação de riscos - COSO; 
  • 7 - Ação organizacional com foco na otimização do dispêndio de recursos públicos - IBGP;
  • BPMS - Business Process Management System. 


Figura 03 – Conexões do Projeto governo Direto

- Planejamento Estratégico, Processos e Projetos
O Escritório Central de Governança (ECG) busca integrar os escritórios de Planejamento Estratégico, Processos e Projetos.

- Cadeia de valor
O ECG em seu objetivo SMART busca transportar a organização de um passado com problemas, para um futuro com benefícios e geração de valor. 

- 8 - Atendimento às necessidades das partes interessadas de modo efetivo e sustentável - IBGP
O Escritório verifica se o produto do projeto está claro e se as necessidades do cliente estão traduzidas em requisitos, pesquisando o ambiente fora do controle na busca de premissas. 

Qualificação da Demanda - Modelo de Responsabilidade Organizacional 
A espinha dorsal do cronograma deve ser as entregas, as quais devem ser produzidas pelos membros da equipe, conferindo se as restrições limitam o trabalho realizado pela equipe. 

Avaliação de riscos - COSO
Toda premissa gera um risco. O Escritório verifica se os principais riscos associados às premissas e as entregas foram relacionados. 

- 7 Ação organizacional com foco na otimização do dispêndio de recursos públicos - IBGP
O orçamento deve ser quebrado na mesma estrutura de entregas buscando a otimização do dispêndio dos recursos públicos. 

- BPMS
O ECG adotou o sistema Business Process Management System (BPMS).

O Mapa do alinhamento da ação à Governança Corporativa destaca a interoperabilidade, que pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversas organizações trabalharem em conjunto de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

No próximo artigo abordaremos o Levantamento do perfil da governança de TI na Administração Pública Federal.

Voltar

Comentários