No post anterior abordamos o Código das Melhores práticas de Governança Corporativa - IBGC uma ação de grande porte voltada para a melhoria da gestão e governança nas organizações públicas e seus relacionamentos aos preceitos da governança corporativa.
O Projeto Governo Direto executado pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) com o apoio do Banco Mundial, visa tornar os serviços ofertados aos cidadãos pelo Estado mais eficazes e efetivos.
O Governo de Sergipe estruturou um Escritório Central de Governança com o auxílio do Modelo Canvas.
Figura 01 – Escritório Central de Governança (EG)
O projeto diminui a burocracia e os gastos na gestão de processos do Estado, está na agenda de prioridades do Governo do Estado, com foco na capacitação em prol do melhor atendimento ao cidadão e na valorização do servidor público, através da adoção do sistema Business Process Management System (BPMS).
Vale destacar que a iniciativa beneficiará, prioritariamente, os órgãos da administração pública estadual do Poder Executivo, podendo ser extensivo a outras instituições ligadas a prestação de serviços ao cidadão. Sempre trabalhando em parceria com as secretarias e órgãos demandantes, o escritório auxiliará na análise dos processos, proposições de melhorias, definição de metas, objetivos e indicadores estratégicos que possibilitarão aos gestores tomar decisões bem fundamentadas e, consequentemente, aumentando o êxito na gestão dos processos e na modernização administrativa dos serviços públicos.
Figura 02 – Integração entre estratégia, processos e projetos
O Projeto Governo Direto está em consonância com o segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico da ePING, que estabelece a padronização de especificações técnicas para sustentar o intercâmbio de informações em áreas transversais da atuação governamental, de forma a buscar a interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico Brasileiro.
Para mapear a convergência das ações aos pilares da governança corporativa foi desenvolvido um modelo constituído de dois componentes: elementos e conexões.
Os elementos são conceituados de acordo com sua especificidade e são relacionados a outros elementos por intermédio de conexões.
As conexões são estabelecidas de acordo com o elo de ligação entre os elementos identificados nas ações objeto dessa avaliação.
O modelo de alinhamento das ações de governança pode ser acessado em:
Elementos e conexões do Projeto Governo Direto:
- Planejamento Estratégico;
- Processos - Modelo de Arquitetura Corporativa;
- Projetos - Modelo de Arquitetura Corporativa;
- Cadeia de valor;
- 8 - Atendimento às necessidades das partes interessadas de modo efetivo e sustentável - IBGP;
- Qualificação da Demanda - Modelo de Responsabilidade Organizacional;
- Avaliação de riscos - COSO;
- 7 - Ação organizacional com foco na otimização do dispêndio de recursos públicos - IBGP;
- BPMS - Business Process Management System.
Figura 03 – Conexões do Projeto governo Direto
- Planejamento Estratégico, Processos e Projetos
O Escritório Central de Governança (ECG) busca integrar os escritórios de Planejamento Estratégico, Processos e Projetos.
- Cadeia de valor
O ECG em seu objetivo SMART busca transportar a organização de um passado com problemas, para um futuro com benefícios e geração de valor.
- 8 - Atendimento às necessidades das partes interessadas de modo efetivo e sustentável - IBGP
O Escritório verifica se o produto do projeto está claro e se as necessidades do cliente estão traduzidas em requisitos, pesquisando o ambiente fora do controle na busca de premissas.
- Qualificação da Demanda - Modelo de Responsabilidade Organizacional
A espinha dorsal do cronograma deve ser as entregas, as quais devem ser produzidas pelos membros da equipe, conferindo se as restrições limitam o trabalho realizado pela equipe.
- Avaliação de riscos - COSO
Toda premissa gera um risco. O Escritório verifica se os principais riscos associados às premissas e as entregas foram relacionados.
- 7 - Ação organizacional com foco na otimização do dispêndio de recursos públicos - IBGP
O orçamento deve ser quebrado na mesma estrutura de entregas buscando a otimização do dispêndio dos recursos públicos.
- BPMS
O ECG adotou o sistema Business Process Management System (BPMS).
O Mapa do alinhamento da ação à Governança Corporativa destaca a interoperabilidade, que pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversas organizações trabalharem em conjunto de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.
No próximo artigo abordaremos o Levantamento do perfil da governança de TI na Administração Pública Federal.
No próximo artigo abordaremos o Levantamento do perfil da governança de TI na Administração Pública Federal.
Comentários
Postar um comentário