No artigo anterior falei brevemente sobre
o elemento mudanças. Agora é o momento de discorrer de forma mais aprofundada
sobre o tema.
É bom lembrar que o modelo conceitual de análise de negócios (BACCM) descreve 6 elementos fundamentais que devem ser considerados em todo e qualquer trabalho de melhoria da organização.
Uma mudança nada mais é que uma
transformação controlada.
Talvez você esteja se perguntando: Como assim uma transformação? Como assim
controlada? Bem, uma organização sofre transformações quando precisa, por
exemplo, adaptar seus processos a uma nova realidade. Isso acontece quando
novos serviços são oferecidos ao contribuinte e alguns novos processos precisam
ser criados para suportar a existência desse serviço. A transformação é
controlada no sentido de que a mesma é planejada, monitorada e verificada. Todo
esse esforço visa garantir que a mudança produzirá os efeitos esperados.
Mudanças ocorrem para que a organização resolva problemas de
ineficiência, se adapte às novas necessidades do cidadão e assim por diante. Por outro lado quando as mudanças
ocorrem, estas dão origem a novos problemas e criam novas necessidades. É o
caso de quando um novo serviço é oferecido ao cidadão. Cria-se um site onde o
mesmo acessa o serviço e realiza todas as operações necessárias. Mas, ao se
criar esse novo serviço e torná-lo disponível, talvez seja necessário fornecer
ao usuário um treinamento online de como utilizar o serviço. Esse treinamento é
uma nova necessidade que surge em função da criação do novo serviço.
A ocorrência de uma mudança pode aumentar, ou até mesmo
diminuir, o valor percebido pelas partes interessadas. Quando uma solução é colocada em
produção esta nem sempre é percebida com o mesmo valor pelas diferentes partes
interessadas envolvidas. Por exemplo, a parte interessada patrocinadora daquele
serviço ofertado ao público espera poder reduzir uma crescente ida a um determinado
órgão do governo, até porque isso pode gerar filas e a necessidade de
contratação de mais servidores públicos para atender o público demandante.
Porém, o contribuinte tem uma percepção totalmente diferente do patrocinador.
Ele, que agora deixa de ter contato face a face com o atendente que lhe
resolvida o problema,precisa lidar com uma máquina. Isso é percebido como um
retrocesso. Apesar de ter acesso rápido e fácil a informação, o valor para ele
era poder ter acesso direto com o atendente e resolver seus problemas.
Mudanças são feitas para a implementação de novas soluções. Quando um projeto de criação é posto em
ação, a organização precisará se adequar para receber a nova solução que será
criada. Essa adequação pode ser descrita como o conjunto de mudanças
necessárias para um melhor aproveitamento dos benefícios gerados pela solução.
No caso do serviço que será oferecido ao contribuinte, a organização precisa
adequar sua infraestrutura, treinar pessoal, criar bancos de dados para
fornecer a informação adequada e atualizada. Mudança gera mudança.
Agora
que entendemos em maior profundidade o elemento mudança do modelo conceitual de
análise de negócios, cabe destacar a necessidade de entendermos em profundidade
os diferentes aspectos da mudança. Bem, mas isso é assunto para o próximo
artigo.
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