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aplicamos uma ferramenta de mineração de processos para gerar
automaticamente modelos do processo de aprovação de empréstimo
pessoal proposto no Business
Process
Intelligence
Challenge
2017.
Agora, finalizamos esta série de posts respondendo às questões colocadas pela organização dona
deste processo.
Questão
1-
Quando o Cliente envia a Proposta assinada, deve encaminhar também os documentos necessários para análise e aprovação do
empréstimo. Caso falte um documento, a Solicitação é marcada como
A_Incomplete
e o Cliente é contatado para providenciar a correção. A
Organização deseja saber o impacto dessa ocorrência na conversão
das Solicitações. Ou seja, será que os casos que passam pelo
A_Incomplete
tem menor chance de finalizar como Solicitações aprovadas (A_Pending)?
Usando o Celonis, criamos um gráfico da distribuição de casos conforme o número de repetições do evento A_Incomplete.
Como mostra a figura, o número de repetições do evento
vai de 0 até 7 vezes por caso.
Repetindo
o procedimento apenas para os casos em que a Solicitação foi
aprovada (17.228 casos) obtemos outra distribuição do evento
A_Incomplete.
Combinando as duas distribuições de frequência, montamos uma tabela que mostra na primeira linha essa distribuição para todas as Solicitações e, na segunda linha, apenas para as Solicitações aprovadas.
Ocorrências de A_Incomplete | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | Total |
Todos as Solicitações | 16506 | 9317 | 3970 | 1234 | 352 | 101 | 20 | 9 | 31509 |
Solicitações aprovadas | 4581 | 7666 | 3471 | 1088 | 307 | 89 | 20 | 6 | 17228 |
Percentual de aprovação | 27,75% | 82,28% | 87,43% | 88,17% | 87,22% | 88,12% | 100,00% | 66,67% | 54,68% |
E a resposta que buscamos está na última linha, onde calculamos o percentual de Solicitações aprovadas para cada frequência de A_Incomplete. Os números mostram que os casos que passam pelo evento A_Incomplete tem maior chance de finalizar como Solicitações aprovadas.
Questão 2-
A
Organização deseja saber quantos Clientes recebem mais de uma Proposta e qual a diferença na conversão
entre esses Clientes e os que recebem apenas uma proposta. Além disso, quer diferenciar os que recebem as propostas em um único contato daqueles que as recebem através de vários contatos.
De novo, a resposta está na última linha da tabela, onde calculamos o percentual de Solicitações aprovadas em função do número de propostas recebidas pelo Cliente. Os números mostram que os casos em que o Cliente recebe mais de uma proposta através de mais de um contato tem maior chance de finalizar como Solicitação aprovada.
Como não foi especificada uma regra do que seria um "único contato", arbitramos que se referem aos casos em que todas as propostas são enviadas ao Cliente com intervalo menor que 24 horas.
Para responder esta pergunta usamos o software livre R, uma ferramenta para manipulação e cálculos de grande volume de dados como nosso Log de eventos (um excel turbinado). E escrevemos um script que extrai do Log as seguintes informações:
Para responder esta pergunta usamos o software livre R, uma ferramenta para manipulação e cálculos de grande volume de dados como nosso Log de eventos (um excel turbinado). E escrevemos um script que extrai do Log as seguintes informações:
- Número de Solicitações com apenas uma Proposta
- Número de Solicitações com mais de uma Proposta, todas recebidas em um intervalo de 24h
- Número de Solicitações com mais de uma Proposta, recebidas em um intervalo acima de 24h
- Em cada caso, quantas Solicitações foram aprovadas
Ocorrências de Propostas | 0 | 1 | 2 ou + Mesmo dia | 2 ou + Dias diferentes | Total |
Todos as Solicitações | 147 | 23459 | 3072 | 4831 | 31509 |
Solicitações aprovadas | 0 | 12520 | 1461 | 3247 | 17228 |
Percentual de aprovação | 0,00% | 53,37% | 47,56% | 67,21% | 54,68% |
De novo, a resposta está na última linha da tabela, onde calculamos o percentual de Solicitações aprovadas em função do número de propostas recebidas pelo Cliente. Os números mostram que os casos em que o Cliente recebe mais de uma proposta através de mais de um contato tem maior chance de finalizar como Solicitação aprovada.
Questão
3-
A Organização deseja saber o
tempo consumido em cada etapa do processo, especialmente a diferença
entre os
tempos
de processamento interno e externo
(em
que se aguarda pelo cliente).
Dependendo
do entendimento quanto ao nível de detalhe desejado, a resposta a
esta pergunta pode ser bastante complexa. Mais uma vez simplificamos
arbitrando a divisão do processo em três etapas distintas:
Etapa
1 – corresponde à avaliação preliminar da Solicitação, vai do
início do processo até o envio da proposta ao Cliente;
Etapa
2 – corresponde à fase do processo sob iniciativa do Cliente, vai
do envio da Proposta ao Cliente até a devolução da Proposta
assinada;
Etapa
3 – corresponde
à avaliação final da Solicitação, vai do recebimento da Proposta
assinada até sua aprovação ou rejeição.
Em
seguida, voltamos ao Celonis e preparamos um modelo para cada etapa,
segmentando o processo pelos eventos que delimitam cada etapa e
aplicando filtros para simplificar a visualização, conforme
mostrado na figura:
No
diagrama acima, vemos o valor mediano dos intervalos de tempo entre
os eventos mostrados. Além do intervalo entre cada evento, em alguns
casos vemos também um intervalo de “loop”, que podemos
interpretar como sinal de “retrabalhos” executados. Na nossa
análise simplificada, uma medida de tempos otimista contabiliza
apenas os intervalos diretos, enquanto que a pessimista soma também
o tempo dispendido nos loops.
O resultado dessa conta é mostrado na
tabela e podemos ver que pouco mais de 50% do tempo do processo é consumido aguardando o Cliente avaliando a Proposta recebida.
Otimista (horas) | Otimista (%) | Pessimista (horas) | Pessimista (%) | |
Etapa 1 | 30 | 10,10% | 124 | 12,67% |
Etapa 2 | 171 | 57,58% | 491 | 50,15% |
Etapa 3 | 96 | 32,32% | 364 | 37,18% |
Total | 297 | 979 |
Com esta última questão encerro este estudo de caso aberto. Mas não posso finalizar sem alertar quanto às simplificações adotadas, necessárias no contexto deste blog mas provavelmente excessivas em outros contextos.
Até o próximo post.
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