O entendimento dos outros Países com relação as
suas arquiteturas corporativas
No início do desenvolvimento do FACIN
– Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à
Governança, investigamos as iniciativas existentes em outros países como forma
de benchmarking.
Identificamos que inúmeros países
utilizam padrões desenvolvidos e adaptados de Arquitetura Corporativa,
utilizando como base diversos frameworks e padrões holísticos ou específicos
para uma única Visão da Arquitetura.
Quando comparados, os Frameworks de
Arquitetura Corporativa para Governo são semelhantes, no sentido de visar metas
comuns, como o caso dos propósitos de e-Government (Governo Eletrônico).
Desta forma, para desenvolvimento do
FACIN, com participação de entidades disciplinadoras de todos os padrões
envolvidos e com o apoio de especialistas nestes temas, foram consultados
diversos Frameworks de Arquitetura Corporativa para Governo de diversos países.
Para filtrar a enorme quantidade de padrões e selecionar os melhores, mais
adequados e mais maduros e robustos, foram utilizados os resultados das
pesquisas de e-Government realizado bianualmente pela ONU, que aponta as
características dos países que lideram o ranking, tais como República da
Coreia, Austrália, Singapura e Estados Unidos.
Inicialmente foram selecionados 4
iniciativas:
·
FEA (Federal Enterprise Architecture) – Estados Unidos
·
AGA (Australian Government Architecture)– Austrália
·
GEA-NZ (Government Enterprise Architecture) – Nova Zelândia
·
eWave (Enterprise - Wide Architecture for Value Enhancement) - Singapura
FEA – Estados Unidos
O Acesso a informação para suporte a
Transparência do Governo é um dos princípios gerais do FEA.
AGA – Austrália
Transparência
faz parte do princípio PR-12 e aborda três itens importantes: Informar, Engajar
e Participar.
GEA-NZ
– Nova Zelândia
Transparência
faz parte das características que devem ser implantadas em atividades para
implantação de governo aberto constantes nos modelos de referência de negócios,
dados e TI.
eWave – Singapura
Um dos
resultados esperados é aumentar a transparência do “Governo como um todo”.
Então temos duas
notícias boas:
1.
O tema transparência é considerado relevante e
os Governos consideram que existe uma forte simbiose com à prática de arquitetura
corporativa de governo.
2.
Eles tratam da importância do tema porém ainda
não de forma sistemática, o que representa uma oportunidade e um pioneirismo para
o FACIN.
Obs.: No meu próximo post vou falar
sobre esse processo de seleção.
Até a próxima!
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