Pular para o conteúdo principal

Sistemas de Informações Geográficas para a sociedade: O Mapa Digital do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário do Rio de Janeiro/RJ

O Instituto Pereira Passos desenvolveu em parceria com outros órgãos da cidade, como a Defesa Civil e a Fundação Instituto de Geotécnica (GeoRio), um novo aplicativo para visualização da intensidade de chuvas na cidade do Rio de Janeiro. O Mapa Digital do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário mostra diversos equipamentos que atuam na prevenção de desastres relacionados. O aplicativo entrou no ar justamente quando se comemora, no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, celebrado desde 1993 pela ONU.

O mapa pode ser acessado através do endereço  http://portalgeo.rio.rj.gov.br/Mapa_Digital_Rio/MapaDeChuva. Ele permite visualizar pluviômetros (aparelhos que fazem a medição da quantidade de chuvas) do Sistema Alerta Rio, projeto coordenado pela GeoRio. O usuário pode acessar também o histórico de chuvas registrado pela estação selecionada, o acumulado anual até o mês anterior, os registros históricos e a quantidade de precipitações anuais.


O novo aplicativo mostra o sistema de Sirenes e Alarme Comunitário, projeto coordenado pela Subsecretaria de Defesa Civil. Os pontos de apoio (locais onde os moradores de áreas de riscos devem ser levados em caso de emergência) também estão disponíveis.





Todas as informações estão acessíveis em um mapa digital interativo.  O diretor de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos, Luiz Roberto Arueira, fala sobre o objetivo do mapa.




“Desenvolvemos o aplicativo para disseminar informações e permitir ao usuário uma série de referências sobre os registros de chuva na cidade, observados nas estações pluviométricas. Para o futuro está programada a inclusão de outras estações”.


Voltar

Comentários