Pular para o conteúdo principal

Especificando valores monetários em uma instância XBRL

Os valores numéricos que são colocados em um relatório financeiro ou contábil quase sempre dizem respeito a uma quantia monetária. Como os diversos países possuem uma diversidade grande de moedas, o padrão XBRL, que é um padrão internacional, precisa ter uma forma de indicar qual moeda está sendo considerada para determinado valor expresso em um relatório.


Para representar as moedas existentes nos diversos países, o XBRL faz uso de outro padrão internacional denominado ISO 4217, que é mantido pela Organização Internacional para Padronização, este padrão define um código de três letras para cada moeda corrente existente em cada país.



Pelo padrão ISO 4217, a moeda brasileira, o Real, é identificado pelas letras BRL. Desta forma, no padrão XBRL, para se indicar que serão utilizados valores monetários em reais, é preciso utilizar as seguintes tags:



<xbrli:unit id="BRL">
    <xbrli:measure>iso4217:BRL</xbrli:measure>
</xbrli:unit>



A tag unit do padrão XBRL permite criar a descrição de unidades de medida (o que inclui unidades monetárias) e atribuir um identificador, o qual deverá ser referenciado nos valores presentes no relatório. No exemplo acima, a unidade recebeu o identificador "BRL", mas poderia ser outro identificador, como por exemplo "real".



Para que a definição da unidade de medida esteja completa, é preciso informar através da tag measure o tipo de medida em questão, que no exemplo acima, como se trata de uma unidade monetária, a medida escolhida foi o valor "iso4217:BRL", que remete ao código internacional da moeda brasileira conforme estipulado pela ISO 4217.
Voltar

Comentários