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O FACIN na prática com o Projeto GEO - Parte 9

No post anterior abordamos o detalhamento da visão Segurança com a aplicação da dinâmica de Análise de Cenário utilizada na Oficina FACIN-ABEP, realizada pelo Serpro em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP).
A dinâmica compreende as atividades de identificação do problema, modelagem, análise e construção dos cenários atual e proposto (solução do problema).

Na PRODEMGE o cenário utilizado foi a implantação de uma solução corporativa de geoprocessamento no Estado de Minas Gerais, aqui identificada apenas como Projeto GEO.

Nesta postagem abordaremos o detalhamento das visões Programas e Projetos e Sociedade do Projeto GEO utilizando o Frameworkde Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança(FACIN), conforme figura 1.

Figura 1: Detalhamento das visões Programas e Projetos e Sociedade do Projeto GEO

A figura 2 apresenta uma visão de projeto simplificada da Implantação da Solução Corporativa de Geoprocessamento: o estado atual e o objetivo pretendido, com as fases realizadas e seus respectivos entregáveis.

Figura 2: Visão de projeto e os entregáveis da Solução GEO

1- Preparação da infraestrutura
Criação e implantação do projeto tecnológico para definição da infraestrutura  necessária para suportar a solução de geoprocessamento com os ambientes de desenvolvimento de dados geoespaciais, ArcGIS e produção.

2- Visualizador de camadas e serviços de GEO
Criação do portal de geoprocessamento cuja principal função é a disponibilização dos serviços através da interface GEO.MG para cada grupo de camadas a que o usuário tem acesso. À medida que os novos serviços forem criados serão adicionados ao portal.

3- Integração de plataformas
O serviço de Integração das aplicações que fazem uso de dados geográficos permite que outros sistemas se integrem e usem os dados e funcionalidades da IDE, independentemente da tecnologia que esses sistemas utilizam.

A figura 3 apresenta uma visão de projeto simplificada da Implantação da Plataforma EAD - Modelo de Responsabilidade Organizacional (MRO): o estado atual e o objetivo pretendido, com as fases realizadas e seus respectivos entregáveis.

Figura 3: Visão de projeto e os entregáveis da Plataforma EAD - MRO

1- Preparação da infraestrutura
Criação e implantação do projeto tecnológico para definição da melhor configuração para os hardwares necessários para suportar a solução  (servidor de aplicação e Banco de dados) para os ambientes de produção, homologação e desenvolvimento com foco em desenvolvimento de produtos e evolução da Plataforma EAD.

2- Levantamento das informações 
Definição dos processos de "Análise de dispersão dos esforços, Necessidade de capacitação e Necessidade de pessoal", criação de artefatos e definição dos componentes da plataforma utilizando a metodologia baseada no padrão ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação).

3- Disponibilização das informações na plataforma
Definição do perfil de usuários e da proposta de organização e disponibilização das informações no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Estruturação e publicação das informações na plataforma.

4 - Criação repositório DSPACE
Disponibilização dos objetos do MRO em repositório independente.

A Visão Sociedade do FACIN busca viabilizar o desenvolvimento e oferta de serviços digitais, a partir da perspectiva dos demandantes, neste caso a sociedade e seus atores, através de práticas centradas nos requisitos e necessidades constatadas, definidas e gerenciadas.

À medida que os serviços públicos são projetados em torno das necessidades do cidadão, como na figura 4, ao invés de serem projetados somente para atender a conveniência do governo, entendemos que as novas capacidades que viabilizam esta forma de atuação são compreendidas e aplicadas.

Figura 4: Valor percebido pelo cidadão

Segundo a definição da Estratégia de Governança Digital (EGD) os serviços públicos digitais são:

“Conjunto de ações do Estado que envolvem interação em meios digitais com a sociedade para atendimento direto às suas necessidades, visando o alcance de direitos ou possibilitando o cumprimento de um dever. Estão associados ao resultado percebido pela população, o que ela recebe como entrega útil, e abrangem o relacionamento com o usuário (atual ou futuro), que lhe gera valor ou lhe resolve um problema, atendendo seus interesses, inclusive o de estar quite com suas obrigações perante o Estado."

No projeto GEO o cidadão percebe o valor entregue pelo Governo do Estado de Minas Gerais em "Ampliar e simplificar o acesso aos serviços públicos de Geoprocessamento através de um canal único".

 Figura 5: Mapeamento dos Stakeholders

O mapeamento da figura 5 oferece uma visão dos diversos órgãos do Estado de Minas Gerais que trabalham com informações geoprocessadas e cuja padronização e integração vem sendo realizada pela Prodemge.

A partir da implantação de uma infraestrutura centralizada de dados geoespaciais, disponível em http://geo.mg.gov.br, os serviços são entregues ao cidadão gerando o valor esperado.

O modelo proposto utiliza-se de dois componentes: elementos e relacionamentos, descritos na tabela 1. As cores dos elementos representam as camadas do ArchiMate e sua respectiva correspondência com o TOGAF.

Tabela 1: Elementos e Relacionamentos das visões Programas e Projetos e Sociedade

 Fonte: ArchiMate 3.0 – Um Guia de Bolso

Acesse aqui o detalhamento completo da aplicação da dinâmica de Análise de Cenário, apresentada na Oficina FACIN-ABEP e utilizada pela PRODEMGE, para implantar uma solução corporativa de geoprocessamento no Estado de Minas Gerais, utilizando o FACIN.

No próximo artigo abordaremos o detalhamento da visão Padrões e Modelos de Referência do Projeto GEO utilizando o FACIN!


Autores: Ademilson Monteiro, Antonio Plais, Guttenberg Ferreira Passos, Leonardo Grandinetti Chaves e Sandro Laudares

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Comentários

  1. Parabéns pelo amadurecimento do trabalho. Está ficando bem interessante. A título de contribuição, até mesmo pela expectativa que tive ao ler o artigo, seria de grande valia ter uma pesquisa realizada diretamente com cidadãos para que a percepção de valor fosse descrita em suas próprias palavras.

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