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Análise de Negócios no Poder Público - Parte 4 - Valor


Depois de explorar o conceito de Mudança no artigo anterior, convido você a acompanhar neste artigo sobre o elemento Valor.

Primeiramente, o que é valor?

Valor é a importância, relevância ou utilidade de algo para alguém. Vamos entender melhor esse conceito. É muito comum dizer que estamos "agregando valor". Mas o que isso realmente significa? Em tese, significa que entendemos qual é a necessidade de alguém e que a estamos satisfazendo. Portanto, para entregar valor precisamos considerar sempre os 2 elementos fundamentais:

  1. Quem recebe o valor.
  2. Quais são as necessidades desse alguém.

Entender para quem entrega-se o valor é primordial. Quem é a parte interessada em questão? Quais são seus valores? Quais assuntos permeiam sua mente? Quais são suas preocupações? Que tarefas a parte interessada precisa executar? Essas perguntas precisam ser respondidas para melhor compreendermos quem realmente recebe o valor.

Uma das ferramentas que utilizamos para melhor compreender as partes interessadas é o Mapa de Empatia ou o Mapa de Empatia Adaptado. Nestas ferramentas entendemos melhor nossa persona.

A persona é uma representação de um grupo de pessoas com características em comum. É uma maneira mais humanizada e personalizada de entendermos o cliente/usuário.

No Mapa de Empatia Adaptado mapeamos basicamente as seguintes informações sobre a persona.

  • Quais tarefas a persona precisa executar no dia a dia
  • O que causa frustração na parte interessada hoje
  • Necessidades da persona
  • Quais riscos existem quando a persona não tem suas necessidades atendidas
  • Do que o cliente quer se livrar
  • O que o cliente sugere como solução

O valor é subjetivo. Isso significa dizer que o que é importante ou relevante para uma pessoa, pode não ser útil ou importante para outra. Sendo assim temos de conhecer para quem entregamos valor. Durante o trabalho de análise de negócios precisamos mapear as diferentes partes interessadas que são impactadas por um determinado problema. Ao longo desse trabalho precisamos gerenciar o relacionamento com tais pessoas, procurando conciliar diferentes e, às vezes, interesses conflitantes.

Entender o que é valor sob o ponto de vista de cada parte interessada nos auxilia na correta definição e proposição de qual solução é a mais apropriada.

Valor é temporal. O que é valor hoje, pode não ser valor amanhã. Além da subjetividade, um outro aspecto crucial do valor é a temporalidade. Basta você parar para pensar no seu celular. Imagine ele daqui a 3 anos. Nesse curto espaço de tempo diversas tecnologias serão criadas e provavelmente o celular que conhecemos hoje serão diferentes daqui a 3 anos. Portanto, seu aparelho celular hoje será nada mais nada menos que um peso de papel no futuro.

Isso nos faz lembrar de que tão importante quanto recomendar uma solução é o tempo no qual essa solução chega nas mãos do cliente. Foi o tempo em que uma solução era desenvolvida durante 1 ou 2 anos e o cliente aguardava pacientemente. Nos tempos atuais o cliente quer e precisa participar do desenvolvimento da solução, desde a ideação até sua entrega.
Essas são apenas 2 características daquilo que chamamos de valor. Existem diversos outros aspectos que precisam ser considerados.
Ao fazer análise de negócios, o profissional somente justifica o esforço e investimentos feitos quando o cliente recebe na totalidade os benefícios esperados. Já que falei sobre a necessidade de entender melhor para quem entregamos valor, no próximo artigo escreverei em mais profundidade sobre outro elemento do Modelo Conceitual de Análise de Negócios - as Partes Interessadas.

Até o próximo artigo.
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