Pular para o conteúdo principal

Gestão Pública: Observatório do Desenvolvimento Regional


O Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR) é uma das principais plataformas de discussão usada pelo Ministério da Integração Nacional para obter informações e diagnósticos a respeito do desenvolvimento regional no País. A ferramenta realiza o cruzamento de dados, com vista na comparação da performance entre países e seus progressos no decorrer do tempo.
O cruzamento de dados é feito por meio de indicadores sintéticos, que expressam aspectos (sociais, econômicos, ambientais, competitivos, entre outros), dando condições de visualização da situação, trajetória e grau de desigualdade das microrregiões brasileiras. Por exemplo, pode-se criar um perfil de população que precisa de um hospital, pois a mortalidade infantil está alta naquela região ou criar perfis de pessoas propensas a cometer crime de homicídio. A partir disso, é possível mensurar e planejar novas ações de desenvolvimento regional.
Os resultados já são utilizados pelo Ministério da Integração Nacional, sobretudo no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR-MI), que trabalha os dados obtidos no ODR para direcionar as ações do Programa Rotas da Integração Nacional. Por meio dessas informações, a equipe técnica do MI tem ampliado os campos de atuação e investido cada vez mais para a redução das desigualdades regionais.

O ODR é um sistema de acesso público que reúne informações georreferenciadas fornecidas por órgãos e institutos de pesquisas do governo federal. Foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar a avaliação, o monitoramento e a gestão da Política Nacional do Desenvolvimento Regional (PNDR).
Além de informações atualizadas dos programas executados no âmbito do governo, o ODR traz dados e análises comparativas, tendo como base o território em múltiplas escalas geográficas.
Este sistema é um excelente exemplo de como os dados geográficos são importantes para gestão, tanto pública, quanto privada. A representação de dados através de mapas e gráficos traz uma nova visão sobre os fenômenos e amplia a capacidade de gestão e tomada de decisão.

Voltar

Comentários