Pular para o conteúdo principal

Garantia e segurança para dados em XBRL

O aspecto da garantia e segurança dos dados publicados com XBRL foi abordado na Conferência Internacional XBRL de 2014. Com mais e mais países adotando a obrigatoriedade de entrega de relatórios baseados em XBRL, esta questão da segurança vem a tona, e foi tratada em duas sessões da Conferência.

Um representante da Holanda informou que aquele país está embarcando em um novo mecanismo que associa as declarações financeiras auditadas e preparadas com XBRL aos auditores correspondentes através de assinaturas digitais.

Cabe notar que a legislação holandesa não requer que as companhias tenham certificados digitais para assinaturas digitais, apenas os contadores e auditores precisam dispor destes certificados.

No caso do Brasil, cada órgão pode estabelecer ou não a obrigatoriedade da entrega de informações com assinatura digital. Caso desejem utilizar a assinatura, precisam seguir a padronização estabelecida pela ePING, conforme consta na seção 2.1 Segurança: Políticas Técnicas. Nesta seção do documento é explicitado o uso de certificados digitais de acordo com as normativas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Voltar

Comentários