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Transparência como estímulo a uma Sociedade mais participativa - Verificação e Validação de Informação

Hoje vou falar sobre como a Transparência pode ajudar na validação e verificação de informações, discutindo uma abordagem de pesquisa em desenvolvimento na UNIRIO.

Existem diversas discussões sobre a validade de informações que são veiculadas na internet. Como verificar se o que está sendo dito é verdadeiro? Se já devemos ter um olhar muito crítico para o que é veiculado por jornais e revistas, imagina o que é veiculado através de redes sociais de grande alcance como o Facebook?

Por exemplo, estima-se[1] que o Facebook tem cerca de 83 milhões de perfis falsos (desconsiderando usuários envolvidos com testes e aqueles que possuem mais de uma conta para fins de segmentação de conteúdo). Como exemplo de ações realizadas através de contas falsas, podemos citar: a manipulação do público, a criação de informações tendenciosas sobre um indivíduo ou organização e a duplicação de identidade para intenção fraudulenta.

Neste sentido, a característica de transparência que trata de Verificabilidade torna-se essencial para os sistemas que pretendem ser uma fonte confiável de informações para seus usuários.

E esta questão já está na agenda das organizações donas de redes sociais há algum tempo. Tentando minimizar os problemas causados por contas falsas e, consequentemente, evitar a disseminação de informações erradas pelos operadores dessas contas, os desenvolvedores das redes sociais mais proeminentes, como o Facebook implementaram, por exemplo, as páginas verificadas e os perfis de usuários verificados.

Para realizar uma comunicação transparente para os usuários e fortalecer a presença de uma figura pública, marca ou instituição, a rede social deve ter capacidade de auditabilidade, ou seja, a capacidade de examinar a informação com cuidado e precisão com a tentativa de verificação.

Vou citar um trabalho bastante interessante e que foca no aspecto de auditabilidade de informações em redes sociais. Neste trabalho o autor propõe a construção de um catálogo de características de auditabilidade para redes sociais. O que ele fez foi sistematizar uma proposta de implementação de auditabilidade de forma a escalar a solução para diversos ambientes. Dessa forma ele propôs:  Identificar as características que poderiam ser aplicadas para verificação de auditabilidade em sistemas de rede sociais e definir as operacionalizações e mecanismos de implementação destas características para estes sistemas.

A figura abaixo apresenta as características a serem avaliadas em relação as informações veiculadas.




Seguem alguns exemplos relevantes de operacionalizações dessas características, algumas que já visualizamos em algumas redes sociais e outras que seriam muito bem vindas.

 CLAREZA
Operacionalização
Mecanismo de implementação
Destacar o usuário e as atividades de sua autoria.
Exibir o nome do usuário responsável pela publicação original mesmo após vários compartilhamentos desta publicação.

 CORRETUDE
Operacionalização
Mecanismo de implementação
Comunicar erros
Disponibilizar um menu de contexto ao lado direito de cada publicação com a opção de comunicar erros

 EXPLICAÇÃO 
Operacionalização
Mecanismo de implementação
Prover meta informações sobre os elementos da rede social
Disponibilizar uma ou mais páginas com a descrição dos termos técnicos, palavras, abreviações através de um glossário para os usuários consultarem
Disponibilizar uma ou mais páginas com cenários de perguntas e respostas sobre o funcionamento da rede social (FAQ) para que o usuário possa consultar

 RASTREABILIDADE
Operacionalização
Mecanismo de implementação
Rastrear a origem da informação apresentando informações provenientes de seus metadados
Identificar qualquer URL inserida em uma publicação e exibir seu título, endereço completo e imagem representativa (se disponível) para o usuário.
Pré-processar qualquer URL inserida em uma publicação, ler seus metadados e retornar ao usuário os dados de autoria e palavras chave.
Submeter silenciosamente qualquer URL inserida na publicação a um serviço de ranqueamento de páginas e retornar ao usuário.

 VERIFICABILIDADE
Operacionalização
Mecanismo de implementação
Promover a possibilidade do usuário conhecer os mecanismos de avaliação de credibilidade utilizados na rede social
Exibir ícone com símbolo check ao lado do nome do usuário verificado em toda entrada de informação que o mesmo fizer para que todos os outros usuários vejam que o perfil é verificado.
Exibir ícone com símbolo de cadeado ao lado esquerdo de uma URL que direciona para um site com certificado de segurança (protocolo HTTPS) para que todos os usuários visualizem que se trata de um site seguro

Esses são alguns dos exemplos de como é possível pensar mais concretamente quando se fala de auditabilidade de informações em redes sociais. Uma rede social auditável trás mais segurança a quem vai utilizar não só para participar, mas também para analisar e coletar informações úteis. Imagine uma rede social que o Governo disponibilize para participação popular? Como separar o joio do trigo?

Tem gente pensando nisso!
Até a próxima!


 [1] Zephoria. The Top 20 Valuable Facebook Statistics (2016). Zephoria Digital Marketing, https://zephoria.com/top-15-valuable-facebook-statistics/ Accessed in October 28, 2016.
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