Transparência como estímulo a uma Sociedade mais participativa - Verificação e Validação de Informação
Hoje
vou falar sobre como a Transparência pode ajudar na validação e verificação de
informações, discutindo uma abordagem de pesquisa em desenvolvimento na UNIRIO.
Existem
diversas discussões sobre a validade de informações que são veiculadas na
internet. Como verificar se o que está sendo dito é verdadeiro? Se já devemos
ter um olhar muito crítico para o que é veiculado por jornais e revistas,
imagina o que é veiculado através de redes sociais de grande alcance como o
Facebook?
Por
exemplo, estima-se[1] que o Facebook
tem cerca de 83 milhões de perfis falsos (desconsiderando usuários envolvidos
com testes e aqueles que possuem mais de uma conta para fins de segmentação de
conteúdo). Como exemplo de ações realizadas através de contas falsas, podemos
citar: a manipulação do público, a criação de informações tendenciosas sobre um
indivíduo ou organização e a duplicação de identidade para intenção
fraudulenta.
Neste
sentido, a característica de transparência que trata de Verificabilidade
torna-se essencial para os sistemas que pretendem ser uma fonte confiável de
informações para seus usuários.
E
esta questão já está na agenda das organizações donas de redes sociais há algum
tempo. Tentando minimizar os problemas causados por contas falsas e,
consequentemente, evitar a disseminação de informações erradas pelos operadores
dessas contas, os desenvolvedores das redes sociais mais proeminentes, como o
Facebook implementaram, por exemplo, as páginas verificadas e os perfis de
usuários verificados.
Para
realizar uma comunicação transparente para os usuários e fortalecer a presença
de uma figura pública, marca ou instituição, a rede social deve ter capacidade
de auditabilidade, ou seja, a capacidade de examinar a informação com cuidado e
precisão com a tentativa de verificação.
Vou
citar um trabalho bastante
interessante e que foca no aspecto de auditabilidade de informações em redes
sociais. Neste trabalho o autor propõe a construção de um catálogo de
características de auditabilidade para redes sociais. O que ele fez foi
sistematizar uma proposta de implementação de auditabilidade de forma a escalar
a solução para diversos ambientes. Dessa forma ele propôs: Identificar as
características que poderiam ser aplicadas para verificação de auditabilidade
em sistemas de rede sociais e definir as operacionalizações e mecanismos de
implementação destas características para estes sistemas.
Seguem alguns
exemplos relevantes de operacionalizações dessas características, algumas que
já visualizamos em algumas redes sociais e outras que seriam muito bem vindas.
CLAREZA
Operacionalização
|
Mecanismo de implementação
|
Destacar o
usuário e as atividades de sua autoria.
|
Exibir o nome do
usuário responsável pela publicação original mesmo após vários
compartilhamentos desta publicação.
|
CORRETUDE
Operacionalização
|
Mecanismo de implementação
|
Comunicar erros
|
Disponibilizar um
menu de contexto ao lado direito de cada publicação com a opção de comunicar
erros
|
EXPLICAÇÃO
Operacionalização
|
Mecanismo de implementação
|
Prover meta
informações sobre os elementos da rede social
|
Disponibilizar
uma ou mais páginas com a descrição dos termos técnicos, palavras,
abreviações através de um glossário para os usuários consultarem
|
Disponibilizar
uma ou mais páginas com cenários de perguntas e respostas sobre o
funcionamento da rede social (FAQ) para que o usuário possa consultar
|
RASTREABILIDADE
Operacionalização
|
Mecanismo de implementação
|
Rastrear a origem
da informação apresentando informações provenientes de seus metadados
|
Identificar
qualquer URL inserida em uma publicação e exibir seu título, endereço
completo e imagem representativa (se disponível) para o usuário.
|
Pré-processar
qualquer URL inserida em uma publicação, ler seus metadados e retornar ao
usuário os dados de autoria e palavras chave.
|
|
Submeter
silenciosamente qualquer URL inserida na publicação a um serviço de
ranqueamento de páginas e retornar ao usuário.
|
VERIFICABILIDADE
Operacionalização
|
Mecanismo de implementação
|
Promover a
possibilidade do usuário conhecer os mecanismos de avaliação de credibilidade
utilizados na rede social
|
Exibir ícone com
símbolo check ao lado do nome do usuário verificado em toda entrada de
informação que o mesmo fizer para que todos os outros usuários vejam que o
perfil é verificado.
|
Exibir ícone com
símbolo de cadeado ao lado esquerdo de uma URL que direciona para um site com
certificado de segurança (protocolo HTTPS) para que todos os usuários
visualizem que se trata de um site seguro
|
Esses
são alguns dos exemplos de como é possível pensar mais concretamente quando se
fala de auditabilidade de informações em redes sociais. Uma rede social
auditável trás mais segurança a quem vai utilizar não só para participar, mas
também para analisar e coletar informações úteis. Imagine uma rede social que o
Governo disponibilize para participação popular? Como separar o joio do trigo?
Tem gente pensando
nisso!
Até a próxima!
[1] Zephoria. The Top 20 Valuable Facebook Statistics (2016). Zephoria Digital Marketing, https://zephoria.com/top-15-valuable-facebook-statistics/ Accessed in October 28, 2016.
Comentários
Postar um comentário