Olá leitor!
No artigo anterior, o segundo dessa série, apresentamos a Visão de Governança, Riscos e Conformidades (GRC) do FACIN. No artigo de hoje abordaremos a Visão de Estratégia.
O planejamento estratégico tem como objetivo principal fornecer direcionamento comum a ser seguido por toda a organização. Por meio dele é possível identificar a visão de longo prazo da organização, as iniciativas estratégicas a serem implementadas para o alcance desta visão, as responsabilidades pela execução destas ações, os objetivos de cada uma destas ações e meios para medição dos objetivos. Com isso, espera-se alcançar a estratégia institucional e a maximização dos resultados.
A materialização do planejamento estratégico ocorre por meio do cumprimento das ações necessárias para o alcance dos objetivos estratégicos e para o preenchimento das lacunas de desempenho, existentes entre o desempenho atual e as metas futuras. Frequentemente, as ações são agrupadas em programas que se desenvolvem através da execução de projetos.
Neste sentido, para cumprir bem sua função, as Organizações Governamentais devem investir em recursos e processos adequados e no capital humano necessário de modo a atuar com eficiência, eficácia e efetividade em benefício da sociedade. A esse conjunto de necessidades nos referimos como “capacidade”. Portanto, as capacidades requeridas pelas organizações são diretamente derivadas do planejamento estratégico e visam satisfazer seus objetivos e metas.
A identificação e necessidade de investimento em capacidades mantendo o alinhamento estratégico representa um dos objetivos principais da Arquitetura Corporativa. Este objetivo consiste em garantir que os investimentos em tecnologia, informação e desenvolvimento de capacidades, em todas as partes da organização, garantam o equilíbrio econômico-financeiro. Além disso, é importante que esses investimentos sejam sustentáveis e alinhados aos objetivos estratégicos da organização.
A Visão de Estratégia do FACIN descreve os objetivos, direcionadores, princípios, indicadores e metas, de cada Organização Governamental, em uma visão de Governo como um todo, tendo como objetivo refletir um conjunto de componentes da organização, ou mesmo externos, que permitam que os principais aspectos relacionados às entidades estratégicas da organização sejam capturados, armazenados, filtrados, representados e consultados. Isso deve ocorrer de forma a suportar a estratégia da organização, apresentando a situação atual dos negócios e da TI, assim como o estado desejado para o futuro da organização.
A figura abaixo apresenta os principais conceitos envolvidos com a Visão de Estratégia, descritos logo a seguir.
- Dimensão Estratégica: Representa as principais linhas estratégicas definidas pelo Governo Federal para a implantação de políticas públicas de acordo com o PPA vigente.
- Orientação Estratégica do Governo: Representa o desdobramento das linhas estratégicas do Governo contextualizada pelos cenários de motivação.
- Dimensão Tática: Representa os caminhos exequíveis para as transformações da realidade que estão anunciadas nas Diretrizes Estratégicas, considerando as variáveis inerentes à política pública e reforçando a apropriação, pelo PPA (Plano Plurianual), das principais agendas de governo e dos planos setoriais para os próximos quatro anos.
- Objetivo: Representa o alvo a ser atingido quando da execução do Programa Temático. Um Objetivo é medido por um ou mais Indicadores e Metas e pode se desdobrar em um ou mais objetivos.
- Indicador: Representa um cálculo que permite identificar, mensurar e comunicar a evolução dos objetivos de um programa.
- Meta: Representa a medida de alcance do Objetivo, podendo ser de natureza qualitativa ou quantitativa.
- Dimensão Operacional: Representa as ações a serem realizadas considerando a otimização da aplicação dos recursos disponíveis e a qualidade dos produtos entregues.
- Iniciativa: Representa as ações do Programa que permitem o alcance dos Objetivos e suas metas.
- Requisito: Representa uma declaração de necessidade ou restrição legal que deve ser atendida pela organização através de sua arquitetura.
Note que a figura não mostra todas as relações permitidas: cada elemento pode ter relações de composição, agregação e especialização com elementos do mesmo tipo. Além disso, há relações indiretas que podem ser derivadas. O Modelo de Conteúdo do FACIN descreve ainda os atributos relacionados a cada um desses conceitos, bem como detalha os relacionamentos existentes entre eles.
A Visão de Estratégia possui uma atuação transversal à todas as demais Visões do FACIN, pois reflete um conjunto de direcionamentos que permitem que os principais aspectos relacionados às entidades estratégicas da organização sejam capturados, armazenados, filtrados, representados e consultados de forma a suportar a estratégia da organização, apresentando a situação atual dos negócios e da TI, assim como o estado desejado para o futuro da organização. Em outras palavras, essa visão direciona o desenvolvimento das demais visões, de forma a atenderem os objetivos estratégicos definidos pelo governo e desdobrados na estratégia de cada organização.
A Visão de Estratégia possui uma atuação transversal à todas as demais Visões do FACIN, pois reflete um conjunto de direcionamentos que permitem que os principais aspectos relacionados às entidades estratégicas da organização sejam capturados, armazenados, filtrados, representados e consultados de forma a suportar a estratégia da organização, apresentando a situação atual dos negócios e da TI, assim como o estado desejado para o futuro da organização. Em outras palavras, essa visão direciona o desenvolvimento das demais visões, de forma a atenderem os objetivos estratégicos definidos pelo governo e desdobrados na estratégia de cada organização.
Por outro lado, as demais Visões passam, para a Visão de Estratégia, requisitos que podem influenciar em uma necessidade de revisão na postura estratégica da organização.
A fim de operacionalizar e gerir a Visão de Estratégia, o FACIN sugere, mas não limita, que as organizações devam adotar ao menos os seguintes papéis:
A fim de operacionalizar e gerir a Visão de Estratégia, o FACIN sugere, mas não limita, que as organizações devam adotar ao menos os seguintes papéis:
- Alta Administração/Direção da Organização Governamental: Responsáveis pela governança da organização.
- Alta Gestão da Organização Governamental: Responsáveis por definir os objetivos e serviços aplicáveis ao seu contexto, com base nas metas estabelecidas dentro do planejamento do Governo como um todo e do papel exercido por sua organização em particular.
- Gestores intermediários da Organização Governamental: Responsáveis diretamente por monitorar itens de governança, riscos e conformidade.
- Arquitetos da Organização Governamental: Responsáveis pela governança e gestão da Arquitetura Corporativa estabelecida na Organização.
É importante frisar que a Visão de Estratégia é totalmente aderente à Política de Governança Digital (PGD) instituída para os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e, consequentemente, à Estratégia de Governança Digital (EGD) elaborada pela STI/MP.
Para saber mais:
EGD: http://www.planejamento.gov.br/EGD/arquivos/Estrategia-de-Governanca-Digital.pdf
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Até a próxima!
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