Pular para o conteúdo principal

II Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário

Cetem apresentou pesquisa sobre a utilização das redes sociais pelas instituições do poder judiciário em Brasília.

Gabi-CNJ-CetemO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF), realizou a segunda edição do Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário. O evento aconteceu dias 19 e 20 de agosto na sede do CJF em Brasília-DF e teve o objetivo de discutir ações estratégicas de comunicação para o Poder Judiciário.
No segundo dia (20/08) foram realizadas mesas temáticas sobre redes sociais do Poder Judiciário. O Cetem foi convidado a realizar e apresentar a Pesquisa: “Poder judiciário onde estamos e onde podemos chegar”.
Na mesa sobre o tema “Benchmarking”, esteve presente o Major Paulo Sousa – Coordenador de mídias sociais do Exército Brasileiro, a página governamental brasileira com mais seguidores no Facebook.

A Pesquisa

A pesquisa foi enviada para 91 instituições do poder judiciário e 86 delas responderam.
94% das instituições do poder judiciário já estão nas redes sociais, as que não utilizam afirmam que é pelo fato de não conseguirem atender a demanda. As redes mais utilizadas são o Twitter (91%); Facebook (72%); Flickr (65%) e Youtube (42%).
Outras informações como Freqüência de atualizações no Facebook e Twitter; Tipo de Conteúdo; Utilização de ferramentas e métricas; Utilização de Planejamento estratégico e manual de conduta; permissão de acesso; equipe foram abordadas na pesquisa. Confira a pesquisa AQUI
Onde estamos: Ficou claro que estar na rede já não é mais um problema para as instituições do poder judiciário que já deixou de ser uma caixa preta e está cada vez mais aberto para dialogar com a sociedade.
Onde podemos chegar: Ficaram claros que os desafios para o poder judiciário estão ligados ao número de pessoas nas equipes; não utilização de um planejamento estratégico ou manual de conduta e a necessidade de criação de um espaço para o compartilhamento das experiências.

Materiais

Com a finalidade de auxiliar a evolução da comunicação via redes sociais no poder judiciário, o Cetem reuniu alguns manuais e modelos de planejamento estratégico para serem utilizados como base e segue promovendo e incentivando espaços para compartilhamento de boas práticas nos eventos que organiza e aqui no Blog CetemIdeias.
 Faça o download dos materiais neste link.
Voltar

Comentários