Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Digital do INPE: Conhecimento científico para a sociedade

A Biblioteca Digital do INPE é enorme repositório de artigos científicos, teses, dissertações, livros e relatórios técnicos, das áreas de Geotecnologias, Tecnologia da Informação, Ciências Exatas e Engenharias, Ciência Espacial e do Sistema Terrestre. Também abriga todos os artigos publicados em congressos e simpósios organizados pelo INPE e também diversos relatórios técnicos construídos pelo Instituto. Todo este material é distribuído gratuitamente para a sociedade.

A primeira submissão de um trabalho no acervo da Biblioteca Digital do INPE, ocorreu no dia 1º de setembro de 1995. A partir de 2001, as submissões tornaram-se on-line facilitando as admissões de novas contribuições no formato digital. No mesmo período, iniciou-se o trabalho de digitalização do acervo que ainda se encontrava exclusivamente na forma impressa. 

Desde então, seu acervo vem crescendo em um ritmo acelerado. Atualmente, oferece acesso a mais de 6000 documentos eletrônicos como por exemplo: e-prints, livros on-line, teses e dissertações. Para a inauguração do Portal do SID, o acesso aos documentos foi facilitado, via "Consultas Prontas", com várias opções disponíveis a partir do menu. Além disso foi desenvolvida uma nova interface de busca para a Biblioteca Digital, adaptada ao novo padrão do portal, com opções de busca rápida e busca combinada. 



Desde 2003, a Biblioteca Digital tornou-se um provedor de dados, conforme o padrão internacional OAI-PMH ("Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting"), fazendo com que os trabalhos armazenados no acervo estejam acessíveis a partir dos provedores de serviços OAI espalhados pelo mundo. Assim, os trabalhos do INPE constam, por exemplo, na base de dados da Universidade de Michigan - OAIster (com mais de 9 milhões de referências) e na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT. 

A Biblioteca Digital também tem fornecido ao INPE os Indicadores da sua produção técnico-científica para os anos de 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006, 2005, 2004, 2003 e 2002. 

Para oferecer estes serviços, a Biblioteca do INPE implantou o sistema de gerenciamento URLibService, desenvolvido por Gerald J. F. Banon. 

Acesso a Biblioteca Digital do INPE aqui!
Voltar

Comentários