No post
anterior abordamos o
detalhamento da visão Segurança com a aplicação da dinâmica de Análise de Cenário
utilizada na Oficina
FACIN-ABEP,
realizada pelo Serpro em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais
de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP).
A dinâmica
compreende as atividades de identificação do problema, modelagem, análise e
construção dos cenários atual e proposto (solução do problema).
Na PRODEMGE o cenário utilizado foi a
implantação de uma solução corporativa de geoprocessamento no Estado de Minas
Gerais, aqui identificada apenas como Projeto GEO.
Nesta postagem
abordaremos o detalhamento das visões Programas e Projetos e Sociedade do Projeto
GEO utilizando o Frameworkde Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança(FACIN), conforme figura 1.
Figura 1: Detalhamento das visões Programas e Projetos e
Sociedade do Projeto GEO
A figura 2
apresenta uma visão de projeto simplificada da Implantação da Solução
Corporativa de Geoprocessamento: o estado atual e o objetivo pretendido, com as
fases realizadas e seus respectivos entregáveis.
Figura 2: Visão de projeto
e os entregáveis da Solução GEO
1- Preparação
da infraestrutura
Criação e
implantação do projeto tecnológico para definição da infraestrutura necessária para suportar a solução de
geoprocessamento com os ambientes de desenvolvimento de dados geoespaciais,
ArcGIS e produção.
2- Visualizador
de camadas e serviços de GEO
Criação do portal de
geoprocessamento cuja principal função é a disponibilização dos serviços
através da interface GEO.MG para cada grupo de camadas a que o usuário tem
acesso. À medida que os novos serviços forem criados serão adicionados ao
portal.
3- Integração
de plataformas
O serviço de
Integração das aplicações que fazem uso de dados geográficos permite que outros
sistemas se integrem e usem os dados e funcionalidades da IDE,
independentemente da tecnologia que esses sistemas utilizam.
A figura 3
apresenta uma visão de projeto simplificada da Implantação da Plataforma EAD -
Modelo de Responsabilidade Organizacional (MRO): o estado atual e o objetivo
pretendido, com as fases realizadas e seus respectivos entregáveis.
Figura 3: Visão de projeto
e os entregáveis da Plataforma EAD - MRO
1- Preparação
da infraestrutura
Criação e
implantação do projeto tecnológico para definição da melhor configuração para
os hardwares necessários para suportar a solução (servidor de aplicação e
Banco de dados) para os ambientes de produção, homologação e desenvolvimento
com foco em desenvolvimento de produtos e evolução da Plataforma EAD.
2- Levantamento
das informações
Definição dos
processos de "Análise de dispersão dos esforços, Necessidade de
capacitação e Necessidade de pessoal", criação de artefatos e definição
dos componentes da plataforma utilizando a metodologia baseada no padrão ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento,
Implementação e Avaliação).
3-
Disponibilização das informações na plataforma
Definição do perfil
de usuários e da proposta de organização e disponibilização das informações no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Estruturação e publicação das informações na plataforma.
4 - Criação repositório
DSPACE
Disponibilização
dos objetos do MRO em repositório independente.
A Visão
Sociedade do FACIN busca viabilizar o desenvolvimento e oferta de serviços
digitais, a partir da perspectiva dos demandantes, neste caso a sociedade e
seus atores, através de práticas centradas nos requisitos e necessidades
constatadas, definidas e gerenciadas.
À medida que os
serviços públicos são projetados em torno das necessidades do cidadão, como na figura
4, ao invés de serem projetados somente para atender a conveniência do governo,
entendemos que as novas capacidades que viabilizam esta forma de atuação são compreendidas
e aplicadas.
Figura 4: Valor percebido
pelo cidadão
Segundo a definição da Estratégia de
Governança Digital (EGD) os serviços públicos digitais são:
“Conjunto de
ações do Estado que envolvem interação
em meios digitais com a sociedade para atendimento direto às suas
necessidades, visando o alcance de direitos ou possibilitando o cumprimento de um dever. Estão associados ao resultado percebido pela população, o que ela
recebe como entrega útil, e abrangem o relacionamento com o usuário (atual ou
futuro), que lhe gera valor ou lhe
resolve um problema, atendendo seus interesses, inclusive o de estar
quite com suas obrigações perante o Estado."
No
projeto GEO o cidadão percebe o valor entregue pelo Governo do Estado de Minas Gerais em "Ampliar e
simplificar o acesso aos serviços públicos de Geoprocessamento através de um
canal único".
O mapeamento da
figura 5 oferece uma visão dos diversos órgãos do Estado de Minas Gerais que
trabalham com informações geoprocessadas e cuja padronização e integração vem
sendo realizada pela Prodemge.
A partir da
implantação de uma infraestrutura centralizada de dados geoespaciais,
disponível em http://geo.mg.gov.br, os
serviços são entregues ao cidadão gerando o valor esperado.
O modelo proposto utiliza-se de dois
componentes: elementos e relacionamentos, descritos na tabela 1. As cores dos
elementos representam as camadas do ArchiMate
e sua respectiva correspondência com o TOGAF.
Tabela 1: Elementos e Relacionamentos
das visões Programas e Projetos e Sociedade
Acesse aqui o
detalhamento completo da aplicação da dinâmica de Análise de Cenário, apresentada
na Oficina FACIN-ABEP e utilizada pela PRODEMGE, para implantar uma solução corporativa de geoprocessamento
no Estado de Minas Gerais, utilizando o FACIN.
No próximo artigo abordaremos
o detalhamento da visão Padrões e Modelos de Referência do Projeto GEO utilizando o FACIN!
Autores: Ademilson
Monteiro, Antonio
Plais, Guttenberg Ferreira Passos, Leonardo Grandinetti Chaves
e Sandro Laudares
Parabéns pelo amadurecimento do trabalho. Está ficando bem interessante. A título de contribuição, até mesmo pela expectativa que tive ao ler o artigo, seria de grande valia ter uma pesquisa realizada diretamente com cidadãos para que a percepção de valor fosse descrita em suas próprias palavras.
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