Pular para o conteúdo principal

XIFRS: A relação entre as IFRS e o XBRL


O XIFRS (eXtensible International Financial Reporting Standards) é a Taxonomia XBRL(eXtensible Business Reportable Language) com aderência as normas do IFRS, incluindo as Normas Internacionais de Contabilidade (Accounting International Standards), interpretações e IFRS (International Financial Reporting Standards) para PMEs (Pequenas e Entidades de médio porte), emitidas pelo IASB (Accounting International Standards Board).

As taxonomias XBRL estão disponíveis para a maioria das principais normas nacionais de relatórios financeiros em todo o mundo e o IFRS Taxonomia é destinado ao uso por entidades de relatórios financeiros . Ao fornecer o dicionário de dados neste formato, a Fundação IFRS visa atender a demanda por um padrão eletrônico para o envio destas informações.

Ambas as IFRS e XBRL são destinadas a padronizar relatórios financeiros, a fim de promover a transparência e melhorar a qualidade e a comparabilidade das informações de negócios, portanto, os dois formam uma parceria perfeita.

A equipe XIFRS é responsável pelo desenvolvimento e manutenção da representação XBRL do IFRS. Eles são coordenados pelo International Accounting Standard Boards – IASB que é uma entidade sem fins lucrativos que publica e atualiza as International Financial Reporting Standards (IFRS) em língua inglesa. 
 Aliado a isto, possuem outras atividades que incluem:
  • Desenvolvimento Taxonomia - para as empresas de comunicação de dados em IFRS, a Fundação publica etiquetas para cada divulgação IFRS. Estas tags são organizadas e contido dentro do IFRS Taxonomia.
  • Materiais de apoio - a Fundação produz materiais de apoio para facilitar o uso e compreensão do IFRS Taxonomia.
  • Traduções - traduções do IFRS Taxonomia para as línguas principais são fornecidas para suportar usuários de IFRS e as IFRS Taxonomia cuja primeira língua não é o Inglês.
  • Alcance global - a Fundação faz um esforço concertado para promover o uso de XBRL em conjunto com as IFRS ao redor do mundo. A Fundação também incentiva a cooperação e comunicação com os usuários do IFRS Taxonomia.


Voltar

Comentários