As soluções da Esri (empresa multinacional especialista em Sistemas de Informações Geográficas - GIS) estão presentes em diversos níveis do governo brasileiro, por todo o planeta e nos mais diversos domínios do conhecimento. Governos de diversos países utilizam atualmente a plataforma ArcGIS para gerenciar, atualizar e publicar seus dados, tanto interna, quanto externamente (web).
Para ajudá-los nesta tarefa, a Esri anuncia o ArcGIS Open Data: um pacote de novas funcionalidades para o software na cloud "ArcGIS Online" que permite a qualquer organização configurar rapidamente uma exibição personalizada dos seus dados públicos.
O novo aplicativo pode ser construído através de web services hospedados on-line, on-premise, ou através de outros serviços de dados públicos, visando fornecer uma interface fácil e sendo projetado para a comunidade de dados abertos e os cidadãos.
Buscando atender tanto os cidadãos como os desenvolvedores de softwares voltados para dados abertos, o ArcGIS Open Data conta com três características principais:
- Acessível: Os usuários precisam apenas de uma busca simples para encontrar e acompanhar os dados relevantes.
- Acesso não discriminatório: É disponibilizado um mapa, com uma tabela, contendo a capacidade de realizar downloads através de filtros e consultas geográficas ou por atributos.
- Processável por máquina: Download de dados em formatos comuns (.txt, .csv e etc.) acessível com apenas um clique e também disponibilidade de API’s para desenvolvimento.
Estas novas funcionalidades buscam eliminar as dificuldades tecnológicas relacionadas à publicação de dados abertos, possibilitando assim acesso à informação e transparência para os cidadãos.
Sobre os Dados Abertos
A localização geográfica fornece um ambiente comum através do qual podemos comparar diferentes dados, a fim de compreender relações complexas entre eles. Órgãos governamentais produzem e armazenam estes dados como parte de sua missão, através das operações cotidianas. Ao tornar esses dados disponíveis ao público, surge uma oportunidade única para alavancar a capacidade local em compreender, analisar e agir sobre os problemas que afetam as comunidades.
Existem princípios e padrões comuns que têm sido desenvolvidos pela comunidade para esclarecer aspectos importantes sobre os dados abertos. Acessível, completo, livre de licenciamento e atualizado são alguns desses princípios comuns para um dado aberto.
Existem princípios e padrões comuns que têm sido desenvolvidos pela comunidade para esclarecer aspectos importantes sobre os dados abertos. Acessível, completo, livre de licenciamento e atualizado são alguns desses princípios comuns para um dado aberto.
Mesmo esta iniciativa sendo extremamente relevante para a sociedade, ainda existem muitos desafios para os órgãos governamentais tornarem seus dados acessíveis ao público de forma sustentável e efetiva. Historicamente, portais web que veiculam estas informações são construídos de forma customizada, exigem uma onerosa migração de dados e têm uma vida limitada, resultando em falta de utilização e perda de função ao longo do tempo.
Saiba mais sobre o ArcGIS Open Data.
Saiba mais sobre o ArcGIS Open Data.
Comentários
Postar um comentário