Pular para o conteúdo principal

Análise de Negócios no Poder Público

Dentre tantas disciplinas do conhecimento humano a análise de negócios se destaca pelas suas contribuições aos diferentes tipos de organização, em especial as organizações do poder público.

Convido você a acompanhar esta série de artigos sobre a análise de negócios aplicada ao poder público.

Primeiramente, vamos aqui definir o que é análise de negócios e seus principais elementos. 

Análise de negócios pode ser definida como a prática de facilitação da mudança no contexto organizacional, através da identificação de necessidades e recomendação de soluções para entregar valor às partes interessadas.

Portanto, fazer análise de negócios envolve duas grandes atividades:
1.      Identificação de necessidades;
2.      Recomendação de soluções.

Entende-se por identificação de necessidades o conjunto de atividades que promovem o entendimento das pessoas e suas necessidades. Esse conjunto de atividades é, na maior parte do tempo, chamado de elicitação.

Elicitar envolve não apenas perguntar às pessoas o que elas precisam. Elicitar inclui extrair das pessoas e do negócio o que realmente precisa feito para atender suas necessidades.

A recomendação de soluções é outra grande atividade da análise de negócios. Nessa, o profissional de análise de negócios aponta o conjunto de ações e/ou elementos que a organização precisa entregar para satisfazer as necessidades identificadas. Esta inclui várias tarefas, como por exemplo: 

  •        Identificar o melhor caminho para satisfazer as necessidades;
  •        Identificar quais ações e/ou elementos devem ser entregues pela organização;
  •        Identificar alternativas de solução;
  •        Enumerar os benefícios quantitativos e qualitativos de cada alternativa de solução;
  •        Apontar qual solução é a mais apropriada para o contexto;
  •        Acompanhar a entrega da solução;
  •        Monitorar a entrega de valor pela solução;
  •        Identificar oportunidades de melhoria na solução.

Dessa forma, fazer análise de negócios é de suma importância para que organizações públicas possam cumprir bem sua função social. 

Ao fazer uso da competência de análise de negócios, através da identificação de necessidades e pela recomendação de soluções, organizações públicas podem ajustar suas operações e estratégias as constantes demandas do mercado e dos cidadãos.

Voltar

Comentários

  1. Marcelo essa "Identificação das Necessidades" poderia estar contida na "Etapa de Qualificação da Demanda" do "Modelo de Responsabilidade Organizacional" (http://areasdeintegracao.blogspot.com.br/2014/05/conhecer-demanda-e-o-primeiro-passo.html) ?

    ResponderExcluir
  2. Guttemberg, vou responder pelo Marcelo ;)

    Sim, sem dúvida. Praticamente todas as metodologias e frameworks possuem uma etapa/atividade/fase de identificação de partes interessadas, necessidade e qualificação de demandas. A contribuição da Análise de Negócios para esta (e outras) tarefa está no carácter agnóstico que o BABOK apresenta, ou seja, ele trata desta atividade, e das técnicas que podem ser utilizadas, sem se ater a nenhuma metodologia ou framework específico, mantendo, assim, um caráter mais geral e aplícavel a qualquer iniciativa de mudança ou projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário